Início » Destaque » Musicalização: conheça a importância e como estimular seu filho

Musicalização: conheça a importância e como estimular seu filho

Pediatra do Sistema Hapvida reforça que a música é uma grande aliada no desenvolvimento, socialização e para que a criança explore o mundo ao seu redor

 

A música tem o poder de mexer com os sentimentos. Ao ser introduzida na vida dos bebês e crianças, logo na primeira infância, torna-se uma grande aliada para estimular o desenvolvimento, socialização e dá a oportunidade de os pequenos explorarem o mundo ao seu redor.

Segundo o médico pediatra e neonatologista do Sistema Hapvida, Maiton Fredson da Silva Lopes, por seus benefícios na primeira infância, a musicalização deve ser incentivada desde antes do nascimento.

“Cantar e conversar com o bebê ainda durante a gestação é um ato aconselhável e que aumenta a conexão da mãe com o filho”, afirma. “É sabido que o feto humano, com 21 semanas de idade gestacional, já possui todas as estruturas neurofisiológicas para ouvir. Por isso, durante toda a gestação o bebê consegue ouvir os sons provenientes do corpo da mãe, assim como sua voz”, completa.

Lopes explica que o contato com o universo musical não se restringe aos sons. “Respeitando cada etapa de desenvolvimento do bebê e da criança podemos oferecer experiências sensoriais diversas. Manusear instrumentos, ver suas cores, perceber que o próprio corpo é capaz de produzir sons em si mesmo e nos objetos ao redor são experiências valiosas para o desenvolvimento infantil”, afirma.

Musicalização

O pediatra e neonatologista do Hapvida frisa que a música pode ser apresentada a qualquer momento da vida. Porém, aulas de musicalização infantil estão indicadas a partir dos seis meses de idade e são de grande valia para desenvolvimento, socialização e exploração do mundo ao seu redor.

Os pais devem prezar por oferecer a música mais adequada para as fases de vida de seus filhos assim como os momentos do dia. A versatilidade dos sons permite obter músicas para relaxar, dançar e descobrir sentimentos e emoções”, diz.

Música e aprendizagem

Para o médico, a utilização da música em casa e na escola pode ser fonte de grande aprendizado. “Na verdade, a musicalização vai além da audição pois permite a estimulação de todos os sentidos da criança em desenvolvimento, como bons hábitos e boas atitudes. Além disso, traz a possibilidade de uma interação interpessoal que vem com as cantigas de roda e brincadeiras musicais elevando a capacidade de socialização entre todos os participantes”, reforça Lopes.

De acordo com ele, o simples fato de ouvir e manusear instrumentos que produzem sons desperta a curiosidade dos pequenos. Assim como dançar ajuda na psicomotricidade e se essa dança é em forma de grupos ajuda na socialização. “Pais que participam das aulas com seus filhos sentem-se mais próximos e afetivamente mais conectados a eles. A atividade musical, sem dúvida, permite uma infinidade de possibilidades para os que a experimentam”, garante.

O pediatra e neonatologista afirma ainda que a principal função da musicalização é permitir a descoberta do mundo, dos sentidos e das interações interpessoais de modo lúdico e respeitoso a cada fase do desenvolvimento infantil.

Mitos e Verdades

1)      A música pode melhorar a concentração?

VERDADE. Ao ouvir música deixamos nosso cérebro em um estado de relaxamento, além de nos manter imunes aos pequenos barulhos do meio onde estamos, que de outro modo nos chamaria a atenção.

2)      A música pode tranquilizar?

VERDADE. Os sons podem produzir sensações distintas, por isso a importância de estarmos atentos a que tipo de música consumimos e expomos nossos filhos. Músicas tranquilas podem fazer o cérebro relaxar, pois a captação das notas longas, repetitivas, compassadas e graves levam nosso cérebro a um estado de menor atividade e agitação, produzindo ondas cerebrais lentas e relaxantes que nos mantém em um estado de meditação ou sono reparador.

3)      Qualquer tipo de música aumenta a produtividade?

MITO. Músicas com letras ou que nos trazem muitas lembranças podem concorrer com nosso estado de atenção.

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+