Ação cumpre mandados de busca e apreensão em São Carlos e resulta em prisõesem flagrante
A Polícia Federal de Araraquara deflagrou, na manhã desta terça-feira (06/01), a
Operação “Olho de Thundera”, destinada a apurar crimes de posse e compartilhamento de material
de abuso sexual infantojuvenil pela internet. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão
expedidos pela Justiça Federal contra investigados residentes em São Carlos/SP.
Durante o cumprimento das medidas, a análise preliminar dos dispositivos eletrônicos de dois suspeitos revelou a existência de diversos arquivos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes. Diante disso, uma mulher e um homem foram presos em flagrante pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de vídeos contendo cenas de sexo com menores de idades, crimes de natureza permanente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os aparelhos celulares apreendidos foram encaminhados ao laboratório de perícia da Polícia Federal, em que passarão por análise detalhada para identificar outros arquivos, inclusive os excluídos, e rastrear possíveis conexões com outros usuários. As investigações continuam para apurar a existência de vítimas e de eventuais cúmplices. Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores. Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas. A sociedade pode colaborar denunciando condutas suspeitas por meio da plataforma nacional de denúncias, o Comunica PF (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes) ou diretamente às autoridades competentes. Operação Olho de Thundera O "Olho de Thundera" é um símbolo da série animada "ThunderCats", representando a visão além do alcance. O olho de Thundera, de visão aguçada, permite perceber ameaças e, assim, reagir e defender o seu grupo. Nesse sentido, a Polícia Federal está atenta ao mundo cibernético, detectando ameaças e protegendo as crianças e adolescentes, principalmente do abuso sexual.
Imagem e fonte: Polícia Federal de Araraquara
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.