A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (4/12), uma megaoperação contra a expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC) no DF.
Em ação conjunta entre a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor) e o Gaeco (MPDFT), foram desencadeadas as operações Concórdia II e Occasus, que miram a reestruturação de células ligadas à facção paulista.
Ao todo, 110 policiais foram mobilizados para cumprir 25 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em diversas regiões administrativas do DF, entre elas Samambaia, Santa Maria, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante, além de endereços em Valparaíso (GO) e presídios do Distrito Federal.
De acordo com a investigação, a facção operava de forma fragmentada em “células” independentes, cada uma com estrutura própria, mas subordinada ao comando nacional.
O objetivo era controlar a massa carcerária, impor regras internas, faturar com o tráfico de drogas e armas e expandir o domínio da organização fora dos presídios.


