Yara Frateschi (foto de destaque), uma das filhas do ex-deputado do PT Paulo Frateschi, que morreu após ser esfaqueado pelo próprio filho, Francisco Frateschi, nessa quinta-feira (6/11), revelou, durante o velório do pai, que o irmão não sabe o que fez e que ele está com uma doença psíquica. Segundo Yara, Francisco não está ciente de nada e segue internado. Paulo Frateschi, de 75 anos, foi atingido com golpes de arma branca pelo filho de 34 anos, que estava em surto psicótico. A mãe de Francisco, Yolanda Vianna, de 64 anos, também ficou ferida na ocasião. “Ele não é um monstro. Ele merece ser tratado com amor e com respeito neste momento […] Francisco é um menino maravilhoso. O Chico nunca levantou a voz para uma pessoa, nunca bateu em uma pessoa. Por onde passou, levou alegria e amor”, disse a irmã. Yara também contou que a relação de Francisco e Paulo era de muito amor e carinho. De acordo com ela, Chico tinha um carinho imensurável pelo pai. “O Chico foi um menino muito machucado, que perdeu os dois irmãos mais novos em acidentes e, por uma coisa inacreditável, também sofreu um acidente há alguns anos, e o meu pai e a mãe dele, a Yoyo, cuidaram dele. Eles tinham um amor por ele e o Chico [tinha] uma gratidão infinita pelos pais”, admitiu.
Paulo Frateschi está sendo velado na manhã desta sexta-feira (7/11) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na zona sul da capital.
Figuras históricas do PT participam do velório. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a agenda em Belém para participar da cerimônia.
A saída do cortejo da Alesp ocorrerá às 14h, com destino ao Cemitério Memorial Parque Jaraguá, na zona norte. O sepultamento está previsto para as 15h30.


