A Santa Casa de São Carlos sediou uma cerimônia especial para celebrar o reconhecimento de São Carlos como uma Cidade Angels, título internacional concedido a cidades comprometidas com a excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação é resultado de uma ampla articulação entre instituições de saúde, poder público e comunidade, voltada à qualificação do cuidado e à redução do tempo de resposta nos casos de AVC.
O evento contou com a presença do provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior; da coordenadora do grupo de voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas; da diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; do diretor Técnico, Dr. Roberto Muniz Junior; do diretor de Estratégia e Inovação, Dr. Flávio Guimarães; da educadora científica do projeto, Karla Leal Trevisan; e do coordenador do Serviço de Neurologia da instituição, Dr. Vitor Pugliesi. Também participaram o prefeito municipal Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso, o secretário de Saúde Leandro Pilha, o secretário de Educação Lucas Leão; a diretora de Departamento de Gestão de Cuidado Hospitalar, Daniele Roubles Antoneli; os vereadores Lineu Navarro e Bruno Zancheta, além de Dr. Renato Rizzoli e João Adriano Rosa, representando o SAMU, e os doutores Lucas Bonadio e Ricardo Inecco de Castro, representando a Unimed São Carlos.
O evento ainda contou com a presença da Sra. Lúcia Nagliate, esposa do ex-vice-provedor da Santa Casa, Sr. Marcos Nagliate, que dá nome à unidade de AVC da instituição.
Durante a cerimônia, Karla Trevisan apresentou o projeto Cidade Angels, explicando o impacto das ações de educação e conscientização sobre o AVC em São Carlos. Um dos destaques foi o vídeo gravado com os alunos do 3º ano da E.M.E.B. Prof. Afonso Fioca Vitali (CAIC), no bairro Cidade Aracy, que simulou um caso real de AVC e mostrou os resultados das atividades educativas realizadas na escola. Os estudantes, que participaram diretamente do projeto, também estiveram presentes na cerimônia e foram aplaudidos pelo público.
Em seguida, Dr. Vitor Pugliesi detalhou o trabalho desenvolvido pela equipe de neurologia da Santa Casa e os avanços conquistados no atendimento emergencial ao AVC, que colocaram São Carlos em destaque nacional e internacional.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a participação de Valdir Penteado, jornalista, paciente da Santa Casa, que sofreu um AVC e recebeu atendimento exemplar da equipe hospitalar. Ele foi convidado a participar da entrega das placas de reconhecimento, simbolizando o impacto real do projeto na vida dos pacientes.
As homenagens começaram com a entrega da placa à Santa Casa de São Carlos, recebida pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior, seguida das entregas à Unimed São Carlos, recebida pelos doutores Lucas Bonadio e Ricardo Inecco, e ao SAMU, recebida pelo secretário de Saúde Leandro Pilha, com a presença dos representantes Dr. Renato Rizzoli e João Adriano Rosa. Por fim, foi entregue ao prefeito Netto Donato a placa oficial Cidade Angels, que representa o reconhecimento internacional de São Carlos como uma cidade modelo no atendimento ao AVC.
O prefeito Netto Donato destacou o orgulho pela conquista e o papel do municipio como referência em saúde. “São Carlos continua sendo referência para a saúde do estado de São Paulo. Somos a quarta cidade do estado, a 14ª do Brasil e a 32ª do mundo a receber essa premiação, o que demonstra que os profissionais que atuam na nossa cidade são de excelência. Isso traz segurança para todos os munícipes. O projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação, a Santa Casa e o SAMU, capacita os alunos das escolas públicas a identificar situações de urgência e emergência e a acionar os serviços 193, 192 ou 190. A Santa Casa é uma grande referência, no estado e no Brasil, com profissionais técnicos e altamente qualificados. Enquanto prefeitura, queremos seguir apoiando essa instituição, que é o braço direito do município no cuidado com a saúde da população.”
O provedor Antonio Valério Morillas Junior ressaltou que o reconhecimento como Cidade Angels é resultado de um esforço conjunto e contínuo. “Esse título representa o compromisso da Santa Casa e de todos os parceiros com a vida. Nós, que tínhamos uma média de um caso por dia, observamos neste último trimestre um aumento para 1,2 casos diários, o que mostra que mais pessoas têm sido acometidas por essa doença tão grave na nossa região. Em paralelo a esse crescimento, nosso empenho tem sido à altura, com resultados expressivos, como o aumento progressivo da taxa de trombólise, reafirmando o compromisso da Santa Casa com a excelência no atendimento e com a saúde da população. Quero também agradecer o empenho da Prefeitura de São Carlos e do SAMU, parceiros fundamentais que tornam possível todo esse trabalho em rede. É uma conquista que mostra que São Carlos está no caminho certo, com profissionais capacitados, estrutura qualificada e um trabalho em rede que faz a diferença para o paciente com AVC.”
O encerramento foi marcado por uma homenagem ao Dr. Vitor Pugliesi, coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa, cuja liderança e dedicação foram fundamentais para a conquista do título.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.