No conclave, fumaça branca anuncia: o mundo tem novo papa

A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8/5), e o badalar dos sinos anunciaram a escolha de um novo papa. O nome daquele que sucederá Francisco e que será 267° pontífice no cargo deve ser anunciado em breve, como prevê o protocolo. O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos. A fumaça branca anuncia a escolha do sumo pontífice. Na sequência, é apresentado o escolhido na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proclamada a frase “Habemus Papam” (“Temos um papa”), para que se cumpra a tradição. O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia deste.

Regras do conclave

A escolha de um novo papa é feita a partir do conclave, que reúne um colégio de cardeais no Vaticano. Durante a votação, os integrantes do colégio de cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Para se tornar o novo líder da Igreja Católica é preciso obter, no mínimo, 2/3 dos votos. No caso do conclave atual, são necessários ao menos 89 votos, já que o número de cardeais eleitores é de 133. Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, que vão contar os votos do conclave. Além disso, um outro trio de cardeais são nomeados revisores do ritual. Tradicionalmente, no primeiro dia de conclave, uma votação é realizada entre os cardeais presentes. Caso o novo papa não seja definido nessa etapa, um novo ciclo de votações é iniciado a partir do segundo dia. A partir daí, até quatro eleições podem ser realizadas durante cada um dos três dias seguintes, sendo duas pelo período da manhã e outras duas à tarde. Se um novo papa não for definido no período, as votações têm uma pausa de um dia para que orações sejam realizadas. Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, que vão contar os votos do conclave. Além disso, um outro trio de cardeais são nomeados revisores do ritual. Tradicionalmente, no primeiro dia de conclave, uma votação é realizada entre os cardeais presentes. Caso o novo papa não seja definido nessa etapa, um novo ciclo de votações é iniciado a partir do segundo dia. A partir daí, até quatro eleições podem ser realizadas durante cada um dos três dias seguintes, sendo duas pelo período da manhã e outras duas à tarde. Se um novo papa não for definido no período, as votações têm uma pausa de um dia para que orações sejam realizadas.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Briga de trânsito acaba com carro crivado de bala
|
Uma confusão no trânsito, quase acaba em tragédia na noite…
Presidente nacional do Republicanos e o chefe da Casa Civil do governador Tarcísio de Freitas reforçam apoio a Netto Donato
|
O deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira,…
Nova Funerária divulga notas de falecimento
|
O Senhor:  João Margarido Mendes da Silva Faleceu dia 24/01/26…
Por não aceitar o fim do relacionamento, mulher joga ácido no rosto do ex
|
Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança na manhã…
Ciclista na contramão da rodovia Washington Luís, acaba atropelado
|
Um ciclista ficou ferido nesta manhã de sábado, 24/01/2026, após…
Carro colide com caminhões, pega fogo e motorista morre carbonizado
|
Um grave acidente de trânsito  resultou na morte de um…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes