Rússia e China condenam ataques dos EUA contra Irã

Com ordem de Donald Trump Aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã em meio à escalada do conflito travado nos últimos dias

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou, neste domingo (22/6), por meio de um comunicado, os ataques dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã, classificando a ação como “decisão irresponsável” e violação flagrante do direito internacional.

Aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã, no sábado (21/6), em meio à escalada do conflito travado nos últimos dias. Cruzaram linha vermelha: Chanceler do Irã promete reação aos EUA após ataques

A China também condenou os ataques dos EUA, alegando que “exacerbaram as tensões no Oriente Médio”.

Ataque dos EUA

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as tropas norte-americanas bombardearam três instalações nucleares no Irã, nesse sábado (21/6). O ataque ocorreu em meio à escalada dos conflitos entre o país do Oriente Médio e Israel.
  • O conflito entre os dois países escalou na madrugada de 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram o centro do programa nuclear iraniano e líderes militares na capital Teerã.
  • O governo iraniano reagiu com ataques em retaliação poucas horas depois, o que aumentou o risco de uma nova guerra na região.
  • Na noite desse sábado (21/6), aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã.
  • Fordow, uma das estruturas subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.
  • “A decisão irresponsável de submeter o território de um Estado soberano a ataques com mísseis e bombas, quaisquer que sejam os argumentos apresentados, viola flagrantemente o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, informou o ministério russo, segundo a imprensa internacional.
  • Clique no link do nosso parceiro e veja a matéria completa:  https://www.metropoles.com/mundo/russia-e-china-condenam-ataques-eua-ao-ira

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

GM faz grande apreensão de drogas em São Carlos
|
Nesta manhã de sábado, 20-06-2026, a Guarda Municipal apreendeu uma…
Funerária São Carlos divulga nota de falecimento
|
Faleceu às 15h15 do dia 19/06/2026, com 74 anos, a…
Dupla furta carro e é detida pela PM
|
Nesta madrugada de sábado, 20-06-2026, a PM deteve dois sujeitos…
Casal cai em golpe de falso advogado e tem grande prejuízo financeiro
|
Um casal morador no bairro Cidade Aracy, São Carlos-SP, caiu…
GM intensifica patrulhamento e prende traficante na região do Terminal Rodoviário
|
Nesta madrugada de sábado, 20-06-2026, a Guarda Municipal deteve um…
PM detém homem armado na Rua Treze de Maio
|
Nesta madrugada de sábado, 20/06/2026, policiais militares detiveram um  sujeito…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes