A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, na sexta-feira (06/12), as obras de reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, retomando na sequência os atendimentos de urgência e emergência.
A unidade passou por uma reforma estrutural, um investimento de R$ 771 mil. Entre as intervenções realizadas constam a reforma ampla do telhado com troca de telhas, calhas e rufos para correção dos problemas de infiltração, troca de todas as portas internas e reparo nas portas de ferro, troca de rede elétrica, reforma de banheiros, revestimento vinílico da sala de raio-x, troca de iluminação, instalação de refletores, reparos e ampliação da rede lógica e de telefonia, reparo das rampas de acesso da ambulância e desentupimento das galerias pluviais.
Também foram instaladas novas grelhas, trocados os portões de acesso à ambulância, feita manutenção geral no forro, construída mais uma sala de acolhimento, instalada película de controle solar nos vidros, recuperados os canteiros e feitos reparos nas calçadas, instalado ar condicionado na recepção e consultórios, realizada a pintura interna e externa total e instalada identificação visual em ACM nas salas internas e fachada.
A UPA da Vila Prado conta com recepção e sala de espera, salas para consultórios (uma para ortopedia equipada com raio-X), salas de sutura, curativo, esterilização, observação clínica pediátrica, observação clínica adulta masculino e feminino, medicação, inalação, urgência e emergência, consultório odontológico e médico, além de acesso para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.
A unidade realiza em média 350 atendimentos diários, entre casos de urgência e emergência com classificação de risco, ou seja, que necessitem de atenção especial, e atendimento intermediário entre as demais unidades hospitalares. Nos dias de maior fluxo, são concentrados até 5 médicos simultâneos no atendimento com apoio de 10 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros.
A secretaria municipal de Saúde, Jôra Porfirio, destacou que a obra é mais um marco na área de saúde. “Conseguimos reformar mais uma importante unidade de saúde. Foi uma reforma total. O prédio necessitava de reformas estruturais e modernização com todas as salas refrigeradas, uma ampla sala de recepção, classificação de risco, enfim, um investimento para oferecer agilidade no atendimento e maior conforto para a população e os servidores”, ressalta a secretária.
Daniele Robles Antoneli, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou que, com a reforma, os usuários do Sistema Único de Saúde sentem a mudança já na recepção, dado que o paciente não ficará em fila para ser atendido, bastando apenas pegar senha e aguardar o atendimento pelo painel de chamada. “O paciente será chamado por número para fazer a ficha de atendimento e posteriormente chamado no painel pelo nome. Ao passar pelo acolhimento, será definido o seu grau de complexidade no atendimento e, se for grau leve, ele será atendido no próprio consultório que foi construído na recepção. Se houver necessidade de ser medicado, será encaminhado para a área interna da UPA. Caso contrário, será dispensado com a receita médica”, explica Daniele.
O vereador licenciado e vice-prefeito eleito de São Carlos, Roselei Françoso, anunciou que, no próximo ano, a Prefeitura vai reformar também a UPA Santa Felícia. “Já fizemos as reformas das UPAs do Cidade Aracy e Vila Prado e, a partir de março, já na gestão do prefeito Netto Donato, vamos fazer a reforma e adequação estrutural da UPA Santa Felícia. Isso requer um tempo para organização da equipe e a região do Santa Felícia também merece ser bem assistida com modernização da sua UPA. Além disso, o prefeito eleito Netto Donato também já conseguiu uma parte dos recursos para atender aquilo que nós colocamos no nosso Plano de Governo, que é a construção de uma UPA na zona leste da cidade”, destaca.
Sobre a reforma da UPA Vila Prado, o vice-prefeito eleito afirmou que utiliza os serviços da unidade e ressaltou a modernização implantada com a reforma. “Dá pra dizer que é uma outra UPA, agora com instalações apropriadas, modernas, coleta de exames, raio-x, para melhoria do acolhimento dos pacientes e trabalho humanizado dos servidores da saúde”, disse Roselei.
O vereador André Rebello, que representou a Câmara Municipal e, juntamente com o vereador e presidente da Câmara, Marquinho Amaral, destinou recursos via emenda parlamentar para a reforma da UPA Vila Prado, frisou ser uma alegria ver a entrega da UPA renovada. “Parabenizo os gestores municipais pela sensibilidade de atenderem as necessidades de reforma da unidade e pudemos também trazer soluções, ajudando no custeio da intervenção no prédio. Quem ganha é a população, que terá agilidade e melhoria do atendimento de urgência e emergência nesta UPA”, finaliza o vereador.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.