Câmara entregará título de Cidadão São-carlense ao Juiz Cláudio do Prado Amaral

A Câmara Municipal realiza neste sábado (24) às 10h, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Município ao Juiz de Direito Cláudio do Prado Amaral, da 2ª. Vara Criminal e da Infância e da Juventude de São Carlos e Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP).

A solenidade terá transmissão ao vivo  pelo canal 20 da Net, pelo Canal 49.3 - TV aberta digital, Canal 31 da Desktop/C.Lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal.

Nascido em 1966 na capital paulista, graduou-se pela Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, em 1989 e concluiu sua pós-graduação em Direito Penal em 1991. Foi aprovado em concurso público para Delegado de Polícia e tomou posse em agosto de 1990. Em dezembro do mesmo ano, foi aprovado em concurso público para juiz de direito do TJSP, tendo tomado posse em 11 de janeiro de 1991.

Iniciou a carreira como juiz substituto em Sorocaba, assumindo a primeira titularidade em Juquiá, e após, nas cidades de Registro, Piracicaba, São João da Boa Vista, São Paulo e São Carlos, atual comarca onde atua à frente da 2ª vara criminal e infância e juventude.

De 2007 a 2009 integrou a 2ª câmara criminal extraordinária D do TJSP. No mesmo período foi juiz titular de 1ª vara das execuções criminais de São Paulo, onde exerceu as funções de juiz corregedor dos presídios da capital e dos presídios de segurança máxima de São Paulo, atuando nos processos dos condenados que integravam a mais conhecida organização criminosa brasileira.

Desde março de 2009 em São Carlos, proferiu decisões emblemáticas, algumas delas com repercussão nacional.  No campo das ações civis públicas, foi o juiz responsável por determinar a regularização de diversos serviços de proteção de crianças e adolescentes, sendo que todas as sentenças foram mantidas em grau de recurso pelo TJSP.

Desde setembro de 2022, em parceria com a sociedade civil e a Diretoria Regional de Ensino, o juiz Cláudio do Prado Amaral coordena o serviço denominado “Aprendendo a Conviver”, que consiste em uma escola de pais que atende diversos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Além da destacada atuação jurisdicional, possui sólida formação acadêmica e importante produção, com reconhecimento nacional e internacional.

No ano de 2003 concluiu mestrado na Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, e em 2007, concluiu o doutorado na mesma instituição. Foi aprovado em concurso público para professor da USP em 2009, junto ao departamento de direito público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. Conquistou o grau de Livre Docente em Direito Processual Penal pela USP, em 2014, tornando-se professor associado. É professor de direito processual penal e orientador pleno no programa de mestrado da USP.

Atualmente lidera duas áreas de pesquisa na USP:  ciências criminais e direito da infância e da adolescência.

Foto

Juiz Cláudio do Prado Amaral, da 2ª. Vara Criminal e da Infância e da Juventude de São Carlos

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Menor traficante é detido pela PM no Jd. Gonzaga
|
Um menor de idade foi detido por tráfico de drogas…
Bolsonaro faz cirurgia e é entubado
|
A cirurgia no ombro do ex-presidente Jair Bolsonaro foi concluída no início da…
ROCAM detém menor em ponto de tráfico no bairro Jóquei Clube
|
Na quinta-feira, 30/04/2026 policiais militares da ROCAM detiveram um menor…
Mulher é torturada pelo marido e fica em estado grave
|
Uma mulher de 36 anos foi internada em estado grave…
Força Tática prende homem e apreende arma de fogo roubada
|
Um homem de 37 anos foi detido na noite de…
Trio é preso por tráfico no bairro Jóquei Clube
|
Três indivíduos foram detidos por tráfico de drogas no final…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *