O Fundo Social de Solidariedade entregou, nesta quarta-feira (20/12), certificados de conclusão de curso para 130 alunos. Os cursos são do próprio Fundo e outros realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e que foram ministrados no Fundo Social, no Centro da Juventude “Elaine Viviane” – Jardim Monte Carlo e na Casa Amarela – Santa Eudóxia.
Foram nove modalidades de cursos ofertados à população em geral: chocolataria, compotas e geleias, hambúrguer artesanal, técnicas básicas de corte de cabelo, técnicas de coloração, maquiagem, corte e costura, cuidador de idosos e alongamento de unhas em acrílico. Além disso, também foi realizado o curso de padaria artesanal exclusivamente para alunos da APAE.
A executiva de contas do SENAC São Carlos, Sayonara Azevedo, lembra da importância desta união entre poder público e entidades. “Nós temos essa parceria e, assim, podemos ofertar os cursos gratuitamente para a população”, ressalta Sayonara.
Luciane Souza, aluna do curso de hambúrguer artesanal, expôs sua vontade de ter uma hamburgueria em Santa Eudóxia e lembra que foi um grande benefício poder fazer o curso perto da sua residência. “Esta oferta de curso abre oportunidades para a gente que mora longe de São Carlos. É uma boa experiência, pois, às vezes, não temos como trabalhar em São Carlos, então, com o curso sendo feito no distrito, posso ter meu próprio comércio em Santa Eudóxia”, afirma.
A aluna do curso de corte e costura, Katia Norberto, menciona que já trabalha na área e o curso serviu para aprimorar ainda mais seu conhecimento. “As dicas que a professora trouxe para a gente contribuem para fazermos um trabalho melhor. Inclusive, hoje estou vestindo a roupa que eu mesmo costurei, através do curso, e é muito gratificante ter alguém que nos apoia, principalmente a Prefeitura da nossa cidade”, disse Katia.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini, salienta a felicidade de poder entregar esses certificados para os alunos dos vários cursos ofertados, além da possibilidade de levar esses cursos para diferentes bairros da cidade. “Os cursos abrem as portas para o mercado de trabalho e a pessoa se torna independente com renda própria e aumenta a autoestima. Logo no primeiro ano da gestão do prefeito Airton Garcia, nós fizemos uma reforma na Casa Amarela, em Santa Eudóxia, que estava abandonada, e realizamos um sonho com essa casa, que hoje está maravilhosa, onde nós administramos vários tipos de cursos e facilitamos a qualificação das pessoas que moram no distrito. Temos também cursos aqui no Fundo Social, um prédio que também foi reformado na primeira gestão do Airton, e, por fim, no Centro da Juventude “Elaine Viviani”, que sempre oferece vários cursos para a população”, finaliza a primeira-dama, que destacou que alguns alunos dos cursos de alongamento de unhas em acrílico e de maquiagem não puderam estar presentes na entrega de certificados por já estarem com clientes agendados no horário.
Estiveram presentes na entrega dos certificados os secretários municipais de Administração Regional, Walcinyr Bragatto, de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, e de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.