Ainda em comemoração ao “Mês do Idoso”, o Centro de Convivência da Melhor Idade
(CCMI) de Ibaté está realizando uma programação especial, proporcionando momentos de diversão e conhecimento aos seus assistidos.
Na última sexta-feira (20), o CCMI recebeu o médico Gerontólogo – especialista em neuropsiquiatria, Josias Almeida, para uma palestra sobre o tema: “Formas de evitar o envelhecimento do cérebro”. Com uma dinâmica totalmente voltada para os nossos amigos da melhor idade, a palestra foi recheada de informações e reflexões.
O encontro que reuniu um grande público dos assistidos, contou com a presença do secretário municipal de Governo, Edison Fernando da Silva, da coordenadora da Assistência Social, Amanda Affono, a coordenadora do Centro de Convivência Dirce
Lopes Peruchi, a terapeuta ocupacional, Carol Tagliatela e o palestrante Josias Almeida.
Segundo Josias Almeida, com a idade, o tamanho do cérebro diminui, perdendo neurônios e a produção de hormônios e neurotransmissores se altera. No entanto, a mudança mais importante é a perda de muitas conexões entre os neurônios, células de vida longa que não se dividem e, portanto, dificilmente se regeneram.
“A chave para manter um cérebro jovem e saudável é a mesma que para o resto do corpo. Ou seja, você tem que manter uma alimentação saudável, dormir o suficiente, evitar o consumo excessivo de álcool, evitar o fumo e o estresse, praticar exercícios físicos moderadamente e evitar o desenvolvimento de outras doenças ou, pelo menos, mantê-las sob controle”, explicou o Gerontólogo.
O CCMI está localizado na rua João Alteia, 290, Vila Tamoio, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
[18:02, 23/10/2023] Aline Assessora Ze Parella: Foto: secretário de Governo Edison Fernando da Silva, terapeuta ocupacional Carol Tagliatela, coordenadora do CCMI Dirce Lopes Peruchi, Gerontólogo Josias Almeida e a coordenadora da Assistência Social Amanda Affonso
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.