O Ministério Público do Paraná investiga a nomeação de Marilene Rôde para o cargo de secretária de Cultura e Turismo de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Ela foi nomeada pelo prefeito, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 anos, um dia depois que ele se casou com a filha dela, uma adolescente de 16 anos. O Ministério Público disse que, em razão de o fato envolver uma menor de idade, as informações sobre a investigação são sigilosas. A nomeação de parentes é considerada nepotismo e é vedada pela Constituição Federal.
A garota é miss em vários concursos no Paraná. Apesar da diferença abissal de idade e de a jovem ser menor e ainda frequentar o ensino médio, o casamento é legal. A legislação permite o casamento de adolescentes entre 16 e 18 anos, desde que com a autorização dos pais ou responsáveis legais, como explica o advogado.
A nomeação-relâmpago da mãe dela também chamou atenção. Marilene Rôde já tinha um cargo comissionado na prefeitura, mas foi promovida um dia depois do casamento da filha com Hissam. A adolescente tem apenas 16 anos. Além disso, Elizangela Rôde, tia da adolescente, também foi contratada como diretora-geral de secretaria na prefeitura, em 1º de abril.
Araucária fica na região metropolitana de Curitiba e tem 146 mil habitantes.
Em nota, a prefeitura de Araucária disse que a nomeação da mãe da adolescente é um ato de liberdade de escolha do chefe do poder Executivo, que entendeu que a servidora reúne as condições necessárias para o exercício do cargo. A mãe da primeira-dama tem 26 anos de experiência no serviço público.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.