Ibaté recebe o programa “ConViVer” em parceria com a UFSCar

A Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social de Ibaté, em parceria com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizaram, no mês de setembro, uma ação inédita no país. Foi implementado, ainda na versão piloto, o programa ConViVer, que se refere a um programa de intervenção psicossocial que visa promover saúde mental em crianças que foram afetadas pela pandemia. O programa é o constituído por 8 sessões e, ao se engajarem em atividades lúdicas e interativas, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar experiências desafiadoras que enfrentaram durante a pandemia, como a perda de entes queridos, como suas vidas mudaram nesse período e os sentimentos negativos que surgiram em decorrência desse período tão desafiador. O programa foi originalmente desenvolvido pela Save the Children da Dinamarca. Um conjunto de pesquisadores de 5 Universidades do país, incluindo a própria UFSCar, propuseram a adaptação do programa à realidade brasileira e ao contexto pandêmico. Segundo a coordenadora da Assistência Social, Amanda Affonso, essa foi a primeira vez que o programa do conduzido no território nacional e os resultados da aplicação piloto se mostram promissores. "Ao todo, 12 crianças de município de Ibaté foram beneficiadas pela intervenção, que ocorreu no Programa Espaço Amigo, cuja sede é no Centro de Formação Artística "Anna Ponciano Marques". As crianças puderam falar sobre as adversidades que enfrentaram durante a pandemia e, de alguma forma, elaborar os sentimentos negativos desencadeados pelos desafios impostos pelo contexto pandêmico" detalhou. As sessões do programa foram conduzidas pelo Prof. Dr. Alex Pessoa (docente da UFSCar e coordenador geral do projeto), pela Profa. Dra. Milene Maria Xavier Viloso (docente da Universidade Federal do Pará e pós-doutoranda em psicologia pela UFSCar) e Débora Ananias Guimarães (pesquisadora colaboradora e doutoranda pela UFSCar). A equipe avaliou muito positivamente a experiência, sobretudo em razão do envolvimento intenso das crianças nas atividades e por constatarem que o programa atende os seus objetivos. "Esta experiência é inédita no país, e a abertura da Secretaria de Assistência de Ibaté para a realização da aplicação piloto tornou, de alguma forma, a cidade pioneira no cuidado e atenção à saúde mental de crianças que foram afetadas pela pandemia”, apontou Dr Alex Pessoa. Ainda segundo o pesquisador, em razão do sucesso da aplicação piloto, o programa será submetido a estudos mais amplos. “A expectativa é que esse programa seja um modelo de intervenção e que possa ser replicado posteriormente em todo território nacional, de modo que outras crianças sejam beneficiadas”, complementou Pessoa. O coordenador do projeto mencionou, ainda, que iniciativas desse porte devem ser valorizadas. "É do conhecimento de todas as pessoas que a pandemia impactou severamente as condições de saúde mental das crianças brasileiras e de todo o mundo. Assim, os investimentos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPES / Proc. Nº 2020/06073-3) neste projeto e a abertura do município de Ibaté para a implementação piloto são iniciativas fundamentais e que devem ser valorizadas, pois têm o potencial de promover saúde mental nas crianças que são atendidas” concluiu.

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