A vereadora Larissa Camargo (PCdoB) entregou, na última sessão ordinária da Câmara Municipal de São Carlos, uma Moção de Congratulações à professora Thais Fernanda Leite Madeira, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em reconhecimento à sua seleção para o Programa Caminhos Amefricanos, do Ministério da Igualdade Racial.
A iniciativa da parlamentar destaca a relevância do trabalho desenvolvido pela educadora, que foi classificada em 4º lugar entre 521 professores da educação básica de todo o país, integrando o grupo de 50 docentes selecionados para participar de uma experiência internacional voltada à educação antirracista e à valorização das ancestralidades amefricanas.
Mulher negra, Thais Madeira é licenciada em Pedagogia, bacharel e mestre em Ciências Sociais pela UFSCar e doutora em Sociologia pela mesma instituição, com doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, como bolsista da CAPES. Também é especialista em Educação para os Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
Com 21 anos de atuação na docência, a professora construiu uma trajetória marcada pela formação de professores, pela promoção da diversidade, da equidade e da justiça social. Atuou por 10 anos na formação docente para a educação das relações étnico-raciais, foi coordenadora adjunta do primeiro curso de especialização a distância da UFSCar voltado ao tema e, há uma década, desenvolve práticas pedagógicas no Colégio de Aplicação da UFSCar, fundamentadas na Lei Federal nº 10.639/2003.
Ao justificar a homenagem, a vereadora Larissa Camargo ressaltou que o reconhecimento expressa o compromisso do Legislativo municipal com uma educação pública antirracista, com a valorização das mulheres negras na produção do conhecimento e com políticas que promovam justiça social e igualdade racial. A parlamentar também destacou que a seleção da professora projeta o nome de São Carlos nos cenários nacional e internacional.
A professora Thais Madeira também possui atuação nas áreas de educação para os direitos humanos, relações étnico-raciais, gênero, inclusão de pessoas com deficiência, neurodivergência e no uso de terapias integrativas, como Mindfulness e Yoga na Educação. Sua trajetória já havia sido reconhecida no Mês da Consciência Negra de 2024, pelo Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos.
Além da entrega em plenário, a Moção de Congratulações proposta pela vereadora Larissa Camargo será encaminhada ao Ministério da Igualdade Racial, à Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, à Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e à própria homenageada.


