Evento reúne especialistas para debater políticas públicas, transformação digital e cidades inteligentes no dia 13 de novembro
O futuro da gestão pública e das cidades brasileiras estará em foco no São Carlos Experience, com a trilha Futuro das Cidades — Inovação, Tecnologia e Governos Conectados, que ocorre em 13 de novembro no auditório do Museu Mário Tolentino, em São Carlos. A programação reúne representantes do poder público, pesquisadores e líderes em inovação para discutir caminhos para cidades mais inteligentes, eficientes e centradas nas pessoas
O encontro, que é gratuito e aberto ao público, será conduzido por Ivan Ervolino, cientista político, cofundador e diretor de estratégia da Sigalei, e Cynthia Cury, relações institucionais e governamentais da Embrapa Instrumentação, e foi pensada para aproximar tecnologia, governança e cidadania.
“O debate sobre cidades do futuro precisa sair dos laboratórios e das salas técnicas e chegar à vida real. Nosso propósito aqui é conectar gestores, pesquisadores e sociedade para pensar soluções aplicáveis, que melhorem o dia a dia das pessoas e tragam eficiência ao poder público”, afirma Ivan Ervolino.
Ao longo do dia, temas como dados abertos e transparência, transformação digital na gestão pública, políticas públicas e inovação e governança local serão debatidos por especialistas incluindo secretários estaduais e municipais, acadêmicos e representantes de entidades nacionais.
Governo digital, inovação e políticas públicas
A programação reúne nomes como Mateus de Aquino, secretário municipal de Cidade Inteligente e Transparência de São Carlos; Ana Cláudia Capella, professora e pesquisadora da Unesp; Edgard Usuy, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina; e Netto Donato, prefeito de São Carlos e vice-presidente de Inovação da Frente Nacional de Prefeitos
De acordo com Ervolino, a trilha reflete o papel crescente da tecnologia e da inovação como pilares do desenvolvimento urbano sustentável e participativo. “Pensar o futuro das cidades é pensar na integração entre tecnologia, políticas públicas e o cidadão como protagonista. São Carlos é um ecossistema privilegiado de ciência e inovação, e eventos como este reforçam a importância de aproximar governo, academia e sociedade para construir soluções reais para nossos desafios urbanos”, destaca.
O encerramento da trilha contará com um painel mediado por Ervolino com a participação de todos os palestrantes, consolidando discussões e apresentando perspectivas sobre governos conectados, bem-estar urbano e o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.
O São Carlos Experience segue como um dos principais encontros do país para debater inovação, ciência, cultura e desenvolvimento regional.
Para mais detalhes, acesse https://saocarlosexperience.com/ e para fazer a sua inscrição é o https://acessoscx.com.br/
Para entrevistas e mais informações:
Equipe Like Leads
Fernanda Silva – (16) 99710-2569
fernanda.silva@likeleads.com.br
Wesley Colpani – (19) 98439-0920
wesley.colpani@likeleads.com.br


