Castro e governadores aliados lançam “consórcio da paz”

Rio de Janeiro – O governador do Rio de Janeiro (RJ), Cláudio Castro (PL), reuniu-se na noite desta quinta-feira (30/10), no Palácio Guanabara, com governadores aliados para discutir acordos e estratégias após a megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho (CV). Durante o encontro, foi anunciada a criação de um “consórcio da paz” entre os estados.

Participaram do encontro os seguintes governadores:

  • Celina Leão (PP), vice-governadora do Distrito Federal (DF).
  • Eduardo Riedel (PP), governador do Mato Grosso do Sul (MS).
  • Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina (SC).
  • Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais (MG).
  • Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás (GO).
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo (SP), que participou de forma remota.

Desde a tarde de terça (28), quando o número de mortes passou a aumentar de forma significativa, o embate político em torno da segurança pública foi reacendido.

A conferência entre os governadores teve início por volta das 18h30. Após cerca de 1 hora de conversa, os governadores concederam coletiva de imprensa na sede do governo fluminense.

Durante a coletiva, o governador do RJ anunciou que os governadores decidiram se unir em um “consórcio da paz”. “A proposta é clara: a criação no âmbito dos estados, o consórcio da paz. Faremos um consórcio entre os estados para que possamos dividir experiências, soluções e ações contra o crime organizado, para que possamos compartilhar ajuda”, detalhou Castro. A ideia é que, inicialmente, a medida tenha sede instalada no Rio de Janeiro. Castro destacou que enxerga a iniciativa de maneira positiva. O governo fluminense ficou encarregado de formalizar a proposta. Castro salientou que a ideia é que o governo do RJ não fique responsável por coordenar o projeto, uma vez que o centro será instalado no estado. “Não é para o RJ, é no RJ e para o Brasil”, apontou.

Segundo as autoridades, a reunião teve como objetivo demonstrar apoio a Castro após o estado registrar a operação policial mais letal de sua história — a ação resultou na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais. Clique no link e confira a matéria completa governadores aliados

Fonte: https://www.metropoles.com/

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Bandido assalta adolescente no bairro Cruzeiro do Sul, apanha da população e acaba na cadeia
|
Um roubo ocorrido no final da tarde de quinta-feira, 22-01-2026,…
Caso Master: PF faz operação contra diretores do Rioprevidência
|
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23/1), a Operação…
Pai briga com mulher e mata o filho de 4 anos
|
Um homem de  48 anos, identificado como Fernando Batista de…
Procurado por tráfico de drogas é detido pela GAM da GM
|
Nesta madrugada de sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, a…
Força Tática prende traficante no Parque Fher
|
Policiais militares da Companhia da Força Tática de São Carlos-SP,…
Homem sai em busca de atendimento médico e morre no trajeto
|
Na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, um homem de…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *