Mais de 400 pessoas lotaram o Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” na noite de sábado (18/10), para assistir ao concerto da Temporada de Concertos 2025, com a orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins.
No repertório, obras de Beethoven, Tchaikovsky, Heitor Villa-Lobos, Pietro Mascagni, Tom Jobim, entre outros grandes nomes da música erudita, encantaram o público em uma noite marcada pela emoção e pela excelência técnica dos músicos.
A apresentação integra o projeto que tem como objetivo democratizar o acesso à música clássica, alcançando públicos de diferentes faixas etárias e contextos sociais. O concerto foi uma realização da Fundação Bachiana Filarmônica, com recursos do ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, e contou com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do patrocínio da Maravilhas do Lar.
Mantida pelo SESI-SP, a orquestra Bachiana Filarmônica é formada por músicos jovens e experientes de diversas idades. Sob a direção artística de João Carlos Martins, a formação representa um importante incentivo à formação de novos talentos e à valorização da música erudita no país.
A orquestra já se apresentou em cidades do interior paulista, periferias de grandes centros e em renomados palcos internacionais, como o Carnegie Hall, o Lincoln Center e o Metropolitan Opera House, em Nova York.
Reconhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins gravou a obra completa para teclado do compositor alemão. Após enfrentar limitações causadas por uma doença neurológica, o maestro voltou a tocar piano com o auxílio de luvas biônicas, tornando-se símbolo de superação e dedicação à arte.
Durante o concerto, Martins relembrou sua primeira apresentação em São Carlos, ainda nos anos 1950, no antigo Hotel Estância Suíça, e contou ter realizado mais de 4 mil apresentações em 60 países.
“É importante guardar na memória os bons momentos, e São Carlos é um deles. É um prazer voltar aqui com a Filarmônica Bachiana. No próximo dia 28 de novembro vou lançar minha metodologia de iniciação musical para crianças de 5 anos em 50 escolas do Estado. Comecei como pianista aos 8, maestro aos 63 e agora, aos 85, inicio uma nova fase como educador musical, levando a música clássica a crianças e jovens carentes como instrumento de educação”, afirmou o maestro.
O concerto contou com a presença do vice-prefeito Roselei Françoso e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo. Para Severo, o evento reforça o compromisso da Prefeitura com a valorização cultural da cidade.
“A apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins, só foi possível graças ao trabalho da Secretaria em ampliar os horários de funcionamento do Teatro Municipal, que voltou a receber espetáculos também aos domingos e feriados. Foi uma noite memorável, que reafirma a importância da música clássica como expressão artística e educacional”, destacou o secretário.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.