A atração turística Elevador da Glória, uma espécie de bonde que e sai da Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, em Lisboa, descarrilou e se chocou contra um prédio, nesta quarta-feira (3/9).
Equipes de emergência e agentes estão no local a socorrer as vítimas. Pelo menos três pessoas morreram, de acordo com a polícia local, e outras 20 ficaram feridas, cinco delas com gravidade. Até o momento, não se sabe o que causou o descarrilamento.
O elevador da Glória, construído em 1864, é uma das principais atrações turísticas de Lisboa e transporta anualmente mais de três milhões de passageiros. São 265 metros de calçada, com uma inclinação de cerca de 17% e, apesar do pequeno percurso, passa pelas principais regiões, ruas e pontos turísticos da cidade. Em nota, publicada no site oficial do governo, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamentou profundamente o acidente, “em particular as vítimas mortais e os feridos graves” e apresentou “o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia”.


