Lineu cria a Frente Parlamentar de Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)

O vereador Lineu Navarro (PT) protocolou na Câmara um Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar de Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O principal objetivo da Frente, segundo o vereador, é fortalecer a saúde na cidade como forma de garantir um serviço de qualidade como direito de cidadania.

Além disso, garantir o financiamento adequado desse sistema, assegurando recursos suficientes para o seu funcionamento e constante melhoria. “Nosso dever enquanto vereador é fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, com atenção à legislação e gestão do sistema. Espero poder contar com o apoio de outros parlamentares nessa causa tão importante para o município”, ressaltou Lineu.

Promover debates, pesquisas, estudos e políticas públicas para a valorização, consolidação e defesa do SUS também serão executados pela Frente.

Outra proposta é cobrar que a Prefeitura disponibilize, na execução do orçamento municipal, os recursos suficientes para garantir o desenvolvimento do SUS na cidade. “Se necessário também iremos complementar a legislação municipal, agilizando projetos e programas que garantam melhores serviços de saúde para os cidadãos”, enfatizou.

Como apoio a esses objetivos, o Conselho Municipal de Saúde junto ao Fundo Municipal irá promover uma Conferência Municipal para a instalação dos Conselhos Gestores nas Unidades de Saúde. “São instrumentos fundamentais de participação e controle social do SUS”.

A Frente também irá apoiar a criação e implantação de Planos de Carreira, Cargos e Salários da Saúde dos servidores públicos municipais e fiscalizar o efetivo cumprimento dos direitos dos trabalhadores terceirizados.

Ainda terá como foco a criação de programas, projetos e ações na área da Saúde Municipal em todos os segmentos: Atenção Primária em Saúde, na Atenção Especializada em Saúde (incluindo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Saúde Mental e a Saúde Bucal), na Atenção Pré-hospitalar, na Atenção Hospitalar, na Assistência Farmacêutica e na Vigilância em Saúde.

DINÂMICA - As reuniões e eventos da Frente Parlamentar de Defesa do SUS da Câmara Municipal poderão ser transmitidas pelo canal de TV do Legislativo Municipal e pelas redes sociais próprias.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Lula cai, Flávio Bolsonaro sobe e empata com petista no 2º turno, diz pesquisa Genial/Quaest
|
Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/3), mostra…
Funeraria São Carlos divulga nota de falecimento
|
Faleceu em São Carlos-SP às 22h do 10/03/2026, com 74…
Polícia Civil de Rio Claro prende homem no Centro de São Carlos
|
A Polícia Civil de Rio Claro-SP, deteve um homem nesta…
URGENTE: homens morrem em acidente na SP-215, vídeo
|
Dois homens morreram nesta manhã de quarta-feira, 11 de março…
Homem procurado por estupro de vulnerável é preso pela PM
|
Um homem de 49 anos, o qual segundo consta, estava…
Vereadora Cidinha comemora aprovação de acordo que garante continuidade de servidores no ambulatório oncológico
|
A vereadora Cidinha comemorou a aprovação do processo que autoriza…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes