Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, é homenageado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Carlos entregou nesta quinta-feira (22) em sessão solene o título de Cidadão Honorário de São Carlos ao secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, em reconhecimento à notável contribuição prestada ao município e ao país. A concessão do título foi oficializada pelo Decreto Legislativo No. 1022, de autoria do vereador Tiago Parelli, com aprovação unânime do plenário.

Compuseram a mesa de autoridades, além do homenageado, o vereador Marquinho Amaral, que presidiu a sessão; Netto Donato, secretário municipal de Governo, representando prefeito Airton Garcia Ferreira; Dr. Renato Cássio Soares de Barros, presidente da OAB São Carlos; João Otávio Dagnone de Melo, ex-prefeito de São Carlos; Osvaldo Barba, ex-prefeito de São Carlos, representando o ex-prefeito Newton Lima; Rose Mendes, ex-vice-prefeita, representando a deputada estadual Thainara Faria; e padre Leonildo Gasqui, Coordenador Diocesano de Pastoral, representando o Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias.

Os vereadores Tiago Parelli, propositor da honraria, Laíde das Graças Simões, Raquel Auxiliadora e Djalma Nery também estiveram presentes.

 AUGUSTO DE ARRUDA BOTELHO - Nascido em São Paulo e descendente do Conde do Pinhal, Augusto de Arruda Botelho graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP) em 2002. É mestre em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV). É também especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca.

Um dos fundadores e ex-presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), Botelho iniciou carreira no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi conselheiro na Human Rights Watch – organização que defende e realiza pesquisas sobre Direitos Humanos – e do Projeto Inocência – organização brasileira com o objetivo de enfrentar as condenações de inocentes no país. Botelho  integra o Projeto Rede Liberdade, criado em 2019, para defender pessoas e organizações sociais alvos de violações de direitos fundamentais.

Em sua fala, o homenageado agradeceu à Câmara Municipal, em especial ao vereador Thiago Parelli, pela concessão do título e às demais autoridades por prestigiarem a solenidade. “Eu gostaria que meu pai estivesse vivo para acompanhar isso, tenho certeza de que ficaria muito orgulhoso. O que eu puder fazer pela cidade de São Carlos, saibam que farei, como já venho fazendo (...). Saibam todos vocês que a sala deste agora cidadão de São Carlos no Ministério da Justiça está sempre aberta para absolutamente todas as pessoas e, principalmente para os irmãos cidadãos de São Carlos”.

É possível ter acesso ao vídeo da sessão solene no Youtube e Facebook oficiais da Câmara e no site do Legislativo (camarasaocarlos.sp.gov.br), na aba “Sessões”.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

PM flagra traficante manuseando drogas na calçada
|
Nesta manhã de sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, a…
Jovem morto a tiros tem corpo reconhecido pela mãe
|
Foi sepultado nesta manhã de sexta-feira, 5 de dezembro de…
Homem mata mulher a facadas e depois morre em acidente
|
Uma mulher  identificada como sendo, Francisca Silva Lima, de 33…
PM detém dupla e apreende muita droga no Santa Felícia
|
Dois indivíduos foram detidos pela PM nesta manhã de sexta-feira,…
Briga de casal acaba em tragédia e corpos queimados
|
Um sujeito de 64 anos foi preso em flagrante na…
Homem é morto a tiros em Itápolis
|
Um homem de 60 anos, identificado como João Paulo Bueno,…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *