Ministro Moraes suspende porte de armas no DF até o dia 2 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu temporariamente todos os tipos de porte de armas e transporte de armamentos e munições no Distrito Federal, por colecionadores, atiradores e caçadores. A suspensão começa a valer a partir das 18h desta quarta-feira (28) e segue até a próxima segunda (2), em todo o território do DF. Nesse período, quem desrespeitar a determinação será detido em flagrante por porte ilegal de arma.

A proibição, contudo, não é válida para as forças de segurança pública. "A presente suspensão temporária não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e às empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas, nos termos da Lei", reforça o texto.

A decisão de Moraes atende a um pedido feito pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse no domingo (1). O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nessa terça-feira (27), que a intenção é coibir atos de violência antes, durante e depois da cerimônia. Em referência aos atos de vandalismo na área central de Brasília, quando houve tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, e à tentativa de explosão de bomba próximo ao aeroporto da capital federal, no último sábado (24), o documento cita ações "extremistas". "Lamentavelmente, grupos extremistas – financiados por empresários inescrupulosos, explorando criminosa e fraudulentamente a boa-fé de diversos eleitores, principalmente com a utilização de covardes milícias digitais e sob a conivência de determinadas autoridades públicas, cuja responsabilidade por omissão ou conivência serão apuradas – vem praticando fatos tipificados expressamente [...] relativos aos crimes contra o Estado Democrático de Direito", destaca a decisão, que alega "proporcionalidade, Justiça e adequação" como justificativas para a suspensão temporária.

Segurança

Em quatro dias, houve três casos de suspeita de bomba em Brasília. No último sábado (24), um homem acusado de tentar explodir uma bomba nas proximidades do aeroporto da capital federal foi preso pela Polícia Civil do DF. Ele continua detido. No dia seguinte, outros explosivos foram encontrados, pela Polícia Militar do DF, em uma mata no Gama, a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. Nesta segunda-feira (26), uma mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte, na área central de Brasília, despertou alerta e levou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) a isolar o local. Dentro da mochila, porém, havia apenas roupas e um aparelho celular. O item foi deixado próximo ao sistema de gás de um hotel.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Funerária São Carlos divulga missa de sétimo dia do senhor Felipe Roberto Costa Petitto
|
Funerária São Carlos Missa de sétimo dia Senhor Felipe Roberto…
Briga de trânsito acaba com carro crivado de bala
|
Uma confusão no trânsito, quase acaba em tragédia na noite…
Presidente nacional do Republicanos e o chefe da Casa Civil do governador Tarcísio de Freitas reforçam apoio a Netto Donato
|
O deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira,…
Nova Funerária divulga notas de falecimento
|
A Senhora: Leonice Lourenço Miranda Faleceu dia 24/01/26 às 03:30…
Por não aceitar o fim do relacionamento, mulher joga ácido no rosto do ex
|
Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança na manhã…
Ciclista na contramão da rodovia Washington Luís, acaba atropelado
|
Um ciclista ficou ferido nesta manhã de sábado, 24/01/2026, após…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *