Uso de máscara é essencial, mesmo com vacinação – Comando VP
Início » Destaque » Uso de máscara é essencial, mesmo com vacinação

Uso de máscara é essencial, mesmo com vacinação

Infectologista do São Francisco afirma que protocolos devem ser mantidos enquanto o vírus estiver circulando e não atingir a marca de 75% de vacinados com duas doses

Ao passo que a vacinação avança no Brasil, algumas dúvidas surgem na população com relação aos cuidados e protocolos que devem ser seguidos. Uma delas é o uso das máscaras. Mas, afinal, mesmo após ser vacinado ainda é preciso fazer uso do equipamento de proteção? A médica infectologista Silvia Fonseca, Diretora Nacional de Infectologia do Sistema Hapvida, que administra o Grupo São Francisco, é certeira na resposta: “Sim.”

Segundo ela, a ação da vacina diminui a chance de infecção grave e morte por Covid-19, mas, não impede a circulação do Sars-Cov-2. E, como há uma janela de vulnerabilidade entre a aplicação das doses da vacina e a resposta imunológica do corpo, a indicação dos especialistas é manter todos os protocolos de saúde, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.

“O experimento realizado no município de Serrana (SP), que vacinou toda a população adulta maior de 18 anos, mostrou que a partir de 75% das pessoas vacinadas com as duas doses houve diminuição significativa nos óbitos e casos graves. Mas, o vírus ainda circula, mesmo que em menor proporção. Então, as pessoas podem ter uma infecção mais leve, mas podem transmitir para alguém que ainda não tenha sido imunizado, seguindo com o problema da Covid-19”, explica Sílvia Fonseca.

Por isso, usar a máscara e manter todos os cuidados é muito importante. E para que tudo volte mais próximo ao normal é preciso que a maior parte da população já tenha recebido todas as doses da vacina. “Ninguém está imunizado com uma dose só. Desta forma, a pessoa que tomou apenas uma dose da vacina pode, inclusive, ter a forma grave da Covid-19 e evoluir para óbito. Por isso, a máscara deve ser usada enquanto tiver a circulação do vírus”, reforça.

Números em alta

A Diretora Nacional de Infectologia do Sistema Hapvida explica ainda que os números de casos estão em alta. “Enquanto o vírus continuar circulando e tivermos tantos casos graves que precisem de leitos hospitalares, e a vacinação com as duas doses não atingir a maioria da população, teremos que seguir com o uso de máscara e o distanciamento social”, reforça.

Por isso, Sílvia Fonseca garante que o recado para a população é muito simples. “Precisamos parar com a disseminação do vírus e isso só vai acontecer quando todo mundo estiver vacinado. Podemos frear a transmissão usando máscara, mantendo o distanciamento social e fazendo a higienização das mãos o tempo todo, independente de já ter tomado vacina ou não. Isso podemos e devemos fazer, pois não é o momento de relaxar”, afirma.

Imunidade e redução de internações

Alguns países já estão anunciando a não obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. Sobre isso, Sílvia Fonseca diz que são locais em que o número de pessoas vacinadas já alcançou uma porcentagem satisfatória e também tiveram uma redução drástica no número de internados, casos graves e mortes.

De acordo com ela, a situação no Brasil é muito diferente, principalmente no interior de São Paulo onde há um número elevado de internações e de casos graves, saturando o sistema de Saúde. “Assim, estamos longe de tirar as máscaras. Não podemos parar de usá-las, não podemos aglomerar ou nos descuidar, porque o vírus está circulando com força total”, conclui.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos