Trump se tornou o terceiro presidente dos EUA a sofrer impeachment – Comando VP
Início » Destaque » Trump se tornou o terceiro presidente dos EUA a sofrer impeachment

Trump se tornou o terceiro presidente dos EUA a sofrer impeachment

Donald Trump se tornou o terceiro presidente norte-americano a sofrer impeachment na Câmara dos Representantes, após a votação que aprovou os dois artigos de acusação contra ele nesta quarta-feira (18). Agora, começa a segunda parte do embate, o julgamento no Senado.

Antes dele, Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1999, passaram pelo mesmo procedimento e ambos conseguiram cumprir seus mandatos até o fim. Johnson não foi removido por apenas um voto e Clinton teve uma votação confortável.

Para Leonardo Paz, professor de Relações Internacionais do Ibmec-RJ, o destino de Trump deve ser o mesmo de seus dois antecessores, graças à maioria que o Partido Republicano tem no Senado.

“Parece que o resultado já está dado, depois de passar na Câmara, o impeachment vai parar no Senado. Os poucos republicanos que repudiavam Trump agora estão com ele. Acredito que está mais ou menos garantido para ele”, afirma.

‘Perseguido pela oposição’

O que Trump pode fazer depois do julgamento no Senado, segundo o professor, é usar o processo de impeachment como capital político e passar ao eleitorado a ideia de que foi perseguido pela oposição.

“Acho que a tendência é essa. Por outro lado, o cálculo político dos democratas é que eles não poderiam não fazer nada, nem ser omisso diante dessa questão (as denúncias de que Trump teria usado ajuda militar à Ucrânia para pedir ajuda nas eleições de 2020). Creio que para eles o momento era razoável, por ser próximo da eleição”, diz Paz.

Para o cientista político, as pesquisas de opinião, que mostram a população norte-americana bastante dividida em relação ao impeachment, indicam que mesmo com as acusações e o processo contra Trump, ele segue com boa imagem junto ao seu eleitorado.

“Na minha opinião, ele não foi atingido pelo escândalo. Normalmente, quando um político passa por um processo desses e há indícios, uma parte da população já se coloca contra ele. Aí, se ele realmente for absolvido, vai se colocar no papel de perseguido e basear sua campanha nisso”, explica.

Consequências do julgamento

Uma grande preocupação de analistas norte-americanos com relação ao resultado do processo são as consequências da possível absolvição de Trump. Para alguns deles, o presidente estaria ainda menos disposto a seguir regras e protocolos se conseguir escapar do impeachment.

“Ele é imprevisível. Normalmente, se você quase é pego fazendo alguma coisa errada e escapa de alguma punição como perder o cargo, você tenta não repetir o erro. No caso dele, qualquer palpite é como usar uma bola de cristal”, brinca Paz.

Mesmo se escapar, no entanto, o desafio da reeleição em 2020 passa pela economia norte-americana, segundo Leonardo Paz.

“Isso é o mais importante. Muitos economistas estão prevendo uma desaceleração nos EUA. Se isso acontecer, vai ficar difícil. No mais, importa mais a opinião dos eleitores do que os fatos em si”, finaliza.

Foto e fonte: r7

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis