São Carlos tem o menor índice de mortes em acidentes de trânsito – Comando VP
Início » Destaque » São Carlos tem o menor índice de mortes em acidentes de trânsito

São Carlos tem o menor índice de mortes em acidentes de trânsito

O Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (NEST) do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP divulgou uma nota técnica sobre o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais nos municípios paulistas. Foram consideradas as cidades com mais de 200 mil habitantes – onde, em geral, são maiores os números de acidentes e de mortes – e os dados relativos aos anos de 2016, 2017 e 2018.

Os valores foram determinados mediante a relação entre os números de mortes no trânsito, disponíveis no site do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Governo do Estado de São Paulo, e os dados sobre as populações de cada município, consultados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas as fatalidades nas vias municipais foram contabilizadas, pois a gestão das rodovias é de responsabilidade do Governo Estadual ou Federal.

Os pesquisadores criaram tabelas em que indicam o número de mortes em acidentes de trânsito para cada 100 mil habitantes. Nos anos de 2017 e 2018, Bauru figura em primeiro no ranking, com o menor índice de acidentes fatais, e São Carlos em segundo. Já em 2016, Indaiatuba ficou em primeiro lugar e São Carlos em segundo. Considerando os dados dos três anos, a cidade de São Carlos ocupa o primeiro posto, com o menor índice médio, seguida de Bauru e Marília.

“A pesquisa levou em conta o número de mortes no trânsito levantado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com base nos boletins da Polícia Militar e relatórios dos hospitais. O principal no trânsito é a segurança. São Carlos hoje é a cidade mais segura no trânsito, com o menor número de mortes, menor de número de acidentes. Tudo isso graças aos três eixos que trabalhamos: engenharia, fiscalização e educação no trânsito. É necessária a conscientização do problema, vontade política, planejamento, engenharia, educação, esforço legal, engajamento e, é claro, socorro e tratamento das vítimas”, ressaltou Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito de São Carlos.

Sobre o NEST – O Núcleo é constituído por profissionais com interesse na área de segurança no trânsito, que tem por objetivo promover ações e divulgar informações relacionadas com o tema.

O grupo foi formado há 15 anos por professores e alunos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) da EESC e também contou, desde o seu início, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), FATEC e outros órgãos públicos e privados, bem como de profissionais liberais.

Uma das atividades importantes do NEST tem sido apoiar o PPG-ET na viabilização e organização de cursos e palestras com especialistas, bem como na produção e edição de livros, estudos, notas técnicas etc.

Confira as notas na íntegra no link: http://www.eesc.usp.br/portaleesc/attachments/article/4970/nest_nota_tecnica.pdf

*Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis