Santa Casa libera mais 12 leitos de UTI Covid-19 – Comando VP
Início » Destaque » Santa Casa libera mais 12 leitos de UTI Covid-19

Santa Casa libera mais 12 leitos de UTI Covid-19

Doze novos leitos de UTI COVID Adulto vão entrar em operação na Santa Casa de São Carlos no dia 18/2. Para que isso aconteça, o Pronto Atendimento do hospital vai ser fechado, já que os profissionais de saúde que trabalham nesse setor vão ser remanejados para o atendimento dos pacientes com suspeita ou diagnosticados com COVID-19.

“Desde o ano passado, temos enfrentado sérias dificuldades para conseguir contratar profissionais de saúde, escassos no mercado em função da demanda alta por atendimentos. Nós temos estrutura, temos respiradores, mas não temos mão-de-obra. A única alternativa é fechar o Pronto Atendimento e remanejar esses profissionais para que trabalhem nos novos leitos de UTI COVID”, explica o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Essa mudança vai ser gradativa. De sexta-feira (12) a segunda-feira (15), o Pronto Atendimento vai funcionar das 7h às 19h. A partir de terça-feira (16), os atendimentos serão suspensos e os profissionais remanejados para preparar os novos leitos de UTI COVID. Quem antes se dirigia ao Pronto Atendimento, deve procurar pela UPA mais perto de casa.

“Vamos reforçar nossas equipes nas três Unidades de Pronto Atendimento e, se necessário, complementar nossas escalas. Vamos absorver os pacientes que hoje são atendidos pelo SMU da Santa Casa, a população não vai ficar desassistida. E, ao mesmo tempo, conseguiremos oferecer novos leitos de UTI/SUS COVID, garantindo vagas aos pacientes em estado avançado da doença”, garantiu Marcos Palermo, Secretário Municipal de Saúde, lembrando que as pessoas com sintomas da COVID-19 devem se dirigir diretamente ao Centro de Triagem de Síndrome Gripal localizado no Ginásio Milton Olaio Filho, deixando dessa forma as UPAS do Aracy, Santa Felícia e Vila Prado para atender emergências de outras áreas.

Para se chegar a essa decisão, foi realizada nesta quarta-feira (10), uma reunião no Auditório da Santa Casa. Participaram desse encontro o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Junior; o Diretor Técnico da Santa Casa, Vitor Marim; o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo; o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Lucão Fernandes (MDB); a secretária da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Cidinha do Oncológico (PP); o vereador Elton Carvalho (Republicanos), a vereadora Professora Neusa (Cidadania); o vereador Sérgio Rocha (PTB) e o vereador Tiago Parelli (PP).

CUSTEIO DOS NOVOS LEITOS

A Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira (10/02) com os prefeitos dos municípios que fazem parte dessa região, anunciou que nenhum dos 11 hospitais da região, neste momento, disponibilizam de leitos UTI/SUS. Por esse motivo, 15 pacientes devem ser transferidos pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para unidades hospitalares de outras regiões do Estado.

Em função disso, os 12 novos leitos de UTI COVID da Santa Casa vão ser custeados pelo
Governo do Estado por 3 meses, período em que o credenciamento junto ao Ministério da Saúde vai ser solicitado. A DRS III também estuda a abertura de 8 novos leitos de enfermaria SUS em São Carlos e outros 10 leitos de UTI no Pronto Socorro do Melhado, em Araraquara.

“É uma esperança para a nossa região essa abertura de novos leitos. Eu e o Edinho Silva, prefeito de Araraquara, como administradores das maiores cidades da região e que por consequência, são as que recebem maior número de pacientes de outros municípios, solicitamos essa ajuda. Sabemos que não resolve todo o problema, até porque precisamos da colaboração da população para inverter essa curva de contaminação”, avaliou o prefeito Airton Garcia.

O município conta até o momento com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Com a abertura de 12 novos leitos o município passa a contar com 40 leitos adulto de UTI/SUS: 30 na Santa Casa e 10 no HU, além dos 4 leitos infantis (2 pediátricos e 2 neonatal) também na Santa Casa.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos