Para que serve o Carqueja? – Comando VP
Início » Colunistas » Para que serve o Carqueja?

Para que serve o Carqueja?

A Baccharis trimera é uma espécie de Baccharis[1] conhecida popularmente como Carqueja ou Carqueja-amargosa.[2] A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo muito utilizada como planta medicinal, na forma de chás ou infusões[3]. Ela não possui folhas verdadeiras e suas hastes são ramificadas e apresentam asas membranáceas, descontínuas e verdes, responsáveis pela fotossíntese da planta. As flores são branco-amareladas e surgem em pequenos tufos na primavera e verão. Não deve ser confundida com a carqueja de Portugal, a Pterospartum tridentatum, de utilizações medicinais também, além de culinárias.

 

A carqueja é muito rústica e de fácil cultivo, além de interessante no paisagismo pelo seu aspecto diferente. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados, onde forma pequenas moitas arredondadas e compactas. É muito utilizada em chás emagrecedores e no chimarrão gaúcho. Presta-se também a aromatização de licores e vinhos e à fabricação de vassouras rústicas.

 

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e regada a intervalos periódicos. Multiplica-se pela divisão das touceiras, sementes ou estacas.

Benefícios e propriedades medicinais da carqueja

Não é à toa que a infusão das flores de carqueja é considerada como a ‘cura para todos os males’, já que possui propriedades terapêuticas e medicinais já confirmadas por estudos. “É recomendado o consumo da infusão com as flores da carqueja para uma diversidade enorme de situações, já que ela é rica em compostos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias”, afirma.

 

Entre os principais compostos da carqueja podemos destacar o ácido cafeico, ácido clorogénico, ácido elágico, ácido ferúlico, ácido p-cumarínico, ácido siríngico e ácido vanílico, além da quercetina. Por isso é muito indicada para o tratamento de problemas digestivos, sendo também um poderoso analgésico gástrico-intestinal.

 

Esta planta milagrosa pode servir, ainda, como uma espécie de sedativo, pois atua também sobre o sistema nervoso. “Além disso, é comum que a carqueja seja usada para eliminar o cansaço físico, agindo como uma espécie de tônico estimulante para quem anda meio desanimado”,

O consumo da carqueja pode contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório, uma vez que a planta é considerada um excelente vasodilatador e depurativo. “Lembrando que nestes casos é importante conversar com o médico sobre o seu uso”, ressalta a especialista.

 

 

A carqueja (Baccharis trimera) da família Asteraceae é uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil. Ela se destaca por proporcionar diversos benefícios para a saúde. A carqueja é aliada do fígado, contribui para uma boa digestão, ajuda no emagrecimento, tem ação diurética e ainda é boa para os diabéticos.

Nutrientes da carqueja

A carqueja se destaca por conter óleos essenciais, flavonoides e saponinas. Os flavonoides tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea. Já as saponinas são substâncias com um efeito anti-inflamatório que contribui para a redução do colesterol, entre ouros benefícios.

 

Benefícios da carqueja

Aliada do fígado: Os flavonoides presentes na carqueja, especialmente a hispidulina, possuem ação hepatoprotetora, ou seja, protegem o fígado, e ainda contam com ação antioxidante.

 

Protege o estômago: A carqueja possui propriedades digestivas, protege o estômago e ainda previne úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.

 

Bom para diabéticos: A carqueja é benéfica para pessoas com diabetes porque reduz a absorção de carboidratos consumidos na dieta.

 

 

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis