Lockdown em Araraquara tem ruas desertas e muita fiscalização – Comando VP
Início » Região » Lockdown em Araraquara tem ruas desertas e muita fiscalização

Lockdown em Araraquara tem ruas desertas e muita fiscalização

Araraquara entrou em lockdown neste domingo (21-02-2021) após um decreto da prefeitura publicado na última sexta-feira (19) diante do agravamento da pandemia da Covid-19 e do colapso do sistema de saúde. Os leitos disponíveis nas redes pública e privada atingiram uma taxa de ocupação de 100% e, especialmente na rede pública, pacientes já estavam sendo enviados para municípios distantes, inclusive na região metropolitana de São Paulo.

O objetivo do decreto é restringir a circulação de pessoas, aumentar o isolamento social e diminuir as novas contaminações. Nas primeiras horas de vigência, o resultado foi ruas praticamente vazias. Apenas de farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência podem funcionar. O único setor que pode funcionar pelo sistema delivery é o de supermercados. A vigência do decreto é até as 23h59 de terça-feira (23).

Desde a manhã de segunda-feira (22), há uma força-tarefa envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM), agente de trânsito do município e a Polícia Militar que promovem bloqueios em diversos locais da cidade. Apenas trabalhadores dos setores em funcionamento podem circular se estiverem em deslocamento para o trabalho ou no retorno para casa. O cidadão deve apresentar uma declaração da empresa, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Caso esteja em descumprimento, receberá uma multa de 2 UFM’s (Unidade Fiscal do Município), estipulada em cerca de R$ 120.

Também é permitido sair de casa para aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis ou prestação de serviços permitidos pelo decreto.

Essa é a mais drástica medida adotada até o momento tomada após ser confirmada a circulação da nova cepa de Manaus em Araraquara (60% das amostras que foram sequenciadas e enviadas para análise do Instituto de Medicina Tropical).

Município da região também aderem

Além de Araraquara, municípios da região também ampliaram as restrições. É o caso, por exemplo, de Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Boa Esperança do Sul, que também adotaram o “lockdown”.

Ainda neste domingo (21), diversos prefeitos da região e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e do Governo do Estado participaram de um reunião virtual para discutir a situação  da pandemia.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, representando o governador João Doria (PSDB), apoiou as medidas de isolamento social adotadas por Araraquara e por outras cidades da região.

“Os leitos de UTI e enfermaria de toda região estão muito pressionados, operando no limite. É a situação mais crítica de toda a pandemia, agravada ainda mais com a circulação da nova cepa. A vacinação precisa ser acelerada por parte do Governo Federal. Enquanto isso não ocorre, a única saída para frear a contaminação é o isolamento social. Quanto menos pessoas circulando, menos pessoas serão infectadas, o que reduzirá a sobrecarga sobre o sistema de saúde. É hora de união de todos nós”, afirmou o prefeito de Araraquara, Edinho Silva.

Fonte: portal morada

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vZDZvanc5c3Q4OW8zby5jbG91ZGZyb250Lm5ldC9CUkdhbGxlcnkvaW5kZXgucGhwL3BsYXllci92aWV3L2VsZWdhbnRlMTsxNzc7NTk7WkRNMmJuSXdkVE40YldNMGJXMHVZMnh2ZFdSbWNtOXVkQzV1WlhRdmFXNWtaWGd1Y0dod0wyRndhUzl6ZEhKbFlXMXBibWN2YzNSaGRIVnpMemd5T0RBdk16Y3lNV1pqT0dGak5UQTROamhtWVRBNU9UbGlNalEzTUdVeFpEaGpZelF2YzJWeWRtbGtiM0l6Tmk1aWNteHZaMmxqTG1OdmJRPT07ZmFsc2UiIGJvcmRlcj0iMCIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93VHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBzdHlsZT0iYmFja2dyb3VuZC1jb2xvcjogbm9uZTsiIHdpZHRoPSIxNzciIGhlaWdodD0iNTkiPjwvaWZyYW1lPg==
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos