Justiça manda esvaziar represa de cantor – Comando VP
Início » Curiosidades » Justiça manda esvaziar represa de cantor

Justiça manda esvaziar represa de cantor

Desde segunda-feira (20), a represa localizada na fazenda do cantor Gusttavo Lima, em Bela Vista de Goiás (GO), tem passado por bombeamento para que a água atinja um nível seguro.

O processo tem sido realizado após rachaduras serem detectadas no local, que tem 5 metros de profundidade.

Representantes do Ministério Público, Bombeiros e da Polícia Civil que vistoriaram a fazenda determinaram que o lago fosse esvaziada em cerca de quatro metros até quinta-feira (23), para evitar um rompimento que poderia atingir casas nos arredores e até mesmo a rodovia GO-020.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, o escoamento parcial deve ser concluído no prazo estipulado ou até mesmo antes.

Em paralelo, estão sendo realizadas obras para construção de barragem de contenção. “Já não existem mais riscos e a situação está sob controle”, garantiu a assessora do músico, Silmara Moraes.

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), responsável pelo caso, tranquilizou os habiantes locais e garantiu que, ao atingir o nível de segurança exigido (um metro), a represa já ficaria estabilizada.

Na última sexta-feira (17), Gusttavo Lima avisou os vizinhos e ofereceu indenização e hospedagem, caso uma tragédia acontecesse.

Procurado, o delegado responsável pelo caso, Luziano Severino de Carvalho, não estava disponível para outros esclarecimentos.

Problemas na represa são antigos

Gusttavo Lima adquiriu a fazenda em setembro de 2017. Já naquela época, a equipe do cantor notou a necessidade de obras para evitar o rompimento da represa, construída em 1994.

Em seguida, Gusttavo diz que protocolou junto à extinta SECIMA, hoje SEMAD (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o pedido de licença ambiental em dezembro do mesmo ano.

Diante da demora na análise do pedido, foram iniciadas obras no barramento para estabilização e consequente aumento de vida útil do lago. Mas as obras sofreram embargo no mês seguinte.

O sertanejo solicitou licença ambiental provisória para execução de serviços de urgência, pois havia risco de rompimento.  A licença foi concedida durante um período de 30 dias e o prazo foi insuficiente para conclusão das obras.

Segundo a equipe do cantor, a busca pela licença definitiva perdura até os dias atuais, sem análise pelo órgão ambiental.

Por conta disso, os procuradores do proprietário protocolaram junto à SEMAD em 15 de maio deste ano um requerimento em caráter de urgência, que expôs todo o ocorrido e visava a execução de obras emergenciais.

Em função da comunicação sobre a Barragem do Córrego Olaria, mediante o laudo técnico apresentado, foi desencadeada vistoria técnica realizada na última sexta-feira (17).

Gusttavo queria ampliar represa?

Por outro lado, em fevereiro de 2018 a Polícia Civil indiciou o músico e outras três pessoas por aumentarem a represa sem licença ambiental. Além de Gusttavo, também foram citados o administrador Jorge Pedro Kunzler, a esposa dele, a arquiteta Alessandra Jardim Lobo, e o biólogo Luciano Lozi.

De acordo com nota emitida pela Polícia Civial à época, a represa já possuía três hectares e o intuito era chegar a quatro. Porém, o trabalho estaria sendo realizado sem a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), atual Semad.

O próprio músico utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto em 28 de fevereiro de 2018 e admitiu a intenção de aumentar o tamanho do lago. “Esse ano eu quis ampliar a represa e minha licença não foi negada, ela está em análise. Não pode haver conclusão de inquérito sem perícia técnica. As obras referente à ampliação do lago estão paralisadas desde que foi  protocolado o pedido”, explicou via Twitter. A pena em caso de condenação varia de um a seis meses ou multa.

Fonte: r7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis