Governo estabelece novo horário para funcionamento de bares – Comando VP
Início » Destaque » Governo estabelece novo horário para funcionamento de bares

Governo estabelece novo horário para funcionamento de bares

A medida foi adotada para conter o aumento de contaminados pela COVID-19

O Governo do Estado anunciou no início da tarde desta sexta-feira (11/12) novas medidas referentes ao Plano SP, estratégia em parceria com os municípios estabelecida desde o início da pandemia do novo coronavírus de controle da COVID-19 para atividades não-essenciais.
Em virtude do aumento do número de contaminados e de óbitos em todo o estado de São Paulo, os especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus anunciaram que a partir deste sábado (12/12) o consumo de álcool em bares e restaurantes só será permitido até as 20h. Os bares deverão encerrar o atendimento presencial às 20h, enquanto restaurantes e lojas de conveniência em perímetro urbano só poderão vender bebidas alcoólicas até as 20h e deverão fechar às 22h.
A capacidade de público em bares e restaurantes continua limitada a 40% da capacidade de cada estabelecimento. A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel na entrada dos estabelecimentos.
Já o comércio em geral e shoppings podem retomar o expediente de 12 horas diárias com fechamento às 22h, como forma de evitar aglomerações. A extensão do expediente para 12 horas diárias em lojas de rua e shoppings pretende evitar a concentração de clientes em horários de pico no comércio durante as compras de final de ano. A expectativa é que a demanda das vendas presenciais seja diluída ao longo de todo o período.
Pelo Plano São Paulo o comércio em geral, incluindo shoppings, salões de beleza e barbearias, também devem funcionar com capacidade limitada a 40%. Já as academias podem funcionar com capacidade limitada a 30%. As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos, com aferição de temperatura, os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas.
De acordo com o Governo do Estado, as restrições foram definidas devido à mudança de perfil etário na demanda por leitos hospitalares de COVID-19. Entre março e novembro, a maioria das vagas era solicitada para pacientes com idade entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, os adultos jovens, com idade entre 30 e 50 anos, passaram a ser maioria entre esta demanda. Os jovens com idade entre 20 e 39 anos representam 40% dos novos casos confirmados e 3,6% das mortes por COVID-19.
Em São Carlos atualmente a faixa etária dos casos positivos gira em torno de 20 a 49 anos. A cidade registra 4.919 casos confirmados da doença com 67 óbitos. Neste momento 38 pessoas estão internadas em leitos específicos para COVID-19, sendo 20 adultos na enfermaria e 15 na UTI adulto. Na enfermaria infantil 3 crianças estão internadas e na UTI pediátrica nenhuma criança está internada no momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 43% (12 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS). Na enfermaria/SUS estão internadas 15 pessoas. Na rede particular 8 pessoas estão internadas na enfermaria e 3 na UTI.
“São Carlos sempre cumpriu o Plano São Paulo. Temos uma sentença judicial e todas as regras estabelecidas pelo Governo do Estado no combate a COVID-19 são cumpridas. Qualquer mudança nesse plano temos que seguir, o município entende que os comerciantes, proprietários de bares e restaurantes tem que se adaptar, assim como nossa força tarefa de fiscalização também está se adaptando no cumprimento das novas regras de restrição e das normas sanitárias, para evitarmos o aumento de casos positivos e um pior cenário da doença. Precisamos cumprir as regras para não retrocedermos de fase”, afirma o secretário de Segurança Pública e membro do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus.
As demais regras e protocolos previstos para a fase amarela do Plano São Paulo estão mantidos, com possibilidade de revisão prevista para o dia 4 de janeiro.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vZDZvanc5c3Q4OW8zby5jbG91ZGZyb250Lm5ldC9CUkdhbGxlcnkvaW5kZXgucGhwL3BsYXllci92aWV3L2VsZWdhbnRlMTsxNzc7NTk7WkRNMmJuSXdkVE40YldNMGJXMHVZMnh2ZFdSbWNtOXVkQzV1WlhRdmFXNWtaWGd1Y0dod0wyRndhUzl6ZEhKbFlXMXBibWN2YzNSaGRIVnpMemd5T0RBdk16Y3lNV1pqT0dGak5UQTROamhtWVRBNU9UbGlNalEzTUdVeFpEaGpZelF2YzJWeWRtbGtiM0l6Tmk1aWNteHZaMmxqTG1OdmJRPT07ZmFsc2UiIGJvcmRlcj0iMCIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93VHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBzdHlsZT0iYmFja2dyb3VuZC1jb2xvcjogbm9uZTsiIHdpZHRoPSIxNzciIGhlaWdodD0iNTkiPjwvaWZyYW1lPg==
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos