Festival Chorandosemparar divulga programação de encerramento – Comando VP
Início » Destaque » Festival Chorandosemparar divulga programação de encerramento

Festival Chorandosemparar divulga programação de encerramento

Mais de 150 músicos se revezam no palco, das 10h às 22h, neste domingo

Toninho Ferragutti e a Orquestra Experimental da UFSCar abrem a maratona de 12 horas de música sem parar neste domingo, 15 de dezembro, às 10h na Praça da XV.

A programação segue com grandes nomes da música instrumental como Marcelo Caldi, Rogério Caetano, Samuca do Acordeon e muitos outros.

“Além de trazer para São Carlos grandes destaques do cenário nacional, todos os anos, a gente faz questão de transformar o ChorandoSemParar também numa grande vitrine para os ‘pratas da casa’. Afinal de contas, São Carlos é muito rica em músicos instrumentistas”, explica a Diretora do Projeto Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo.

Fazem parte desse elenco, além da Orquestra Experimental da UFSCar, a Big Boom Orchestra, formada por professores, funcionários, alunos e ex-alunos da UFSCar e o grupo Sons Vitreos, do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica. O pianista Murilo Barbosa e o violonista Thiago Carreri também formaram um dueto e prepararam um repertório que viaja pelos quatro cantos do Brasil para homenagear o grande Luiz Gonzaga.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO, 15 DE DEZEMBRO

10h – Orquestra Experimental da UFSCar convida Toninho Ferragutti

11h – Sons Vítreos – ​Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar

12h – Big Boom Orchestra

13h – Roda de Choro

14h –  Du Rompa

15h – Murilo Barbosa & Thiago Carreri Duo

16h – Samuca do Acordeon

17h – Rogério Caetano

18h – Daniel Migliavacca Quarteto Show

19h – Marcelo Caldi

20h – Arismar do Espírito Santo, Michael Pipoquinha e Pedro Martins

21h – Trio Danado e Trio Lua apresentam ASSIM CHORA A SANFONA com Thadeu Romano, Alexandre Ribeiro, Douglas Alonso, Allan Abbadia, Adriano Dias ​e Deni Domenico

ARTISTAS CONVIDADOS

PEDRO MARTINS

Foi eleito por Eric Clapton para compor o elenco de um festival organizado pelo artista britânico, o Crossroads Guitar Festival 2019, no Texas. Pedro Martins também recebeu o prêmio de melhor guitarrista na Socar Guitar Competition na 49° Edição do Montreux Jazz Festival e foi o único brasileiro a integrar a programação da competição do festival. Desde os 14 anos já participava de rodas de choro ao lado do bandolinista Hamilton Holanda e outros destacados instrumentistas brasilienses como Hermeto Pascoal e Milton Nascimento.

 

ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO

Um multi-instrumentista completo: toca contrabaixo, guitarra, violão 7 cordas, piano e bateria. Iniciou a carreira musical na década de 1970, tocando em shows e gravações de nomes como Hermeto Pascoal, Dominguinhos, João Donato, Naná Vasconcelos, Maurício Carrilho, Paulo Moura, Toninho Horta, entre outros. Em 1998, foi eleito um dos dez melhores guitarristas/violonistas do Brasil pela revista “Guitar Player”. Apresentou-se diversas vezes no exterior passando por Portugal, Japão, Argentina, Dinamarca e EUA. Também com o Hermeto Pascoal Trio esteve em turnê pela Europa.

MARCELO CALDI

Acordeonista, pianista, compositor, arranjador e cantor, Marcelo Caldi sintetiza as mais variadas influências, advindas do piano clássico, da sanfona nordestina, dos tangos de Piazzolla e dos choros jazzeados de Sivuca e Dominguinhos. Caldi lançou o livro e o disco “Tem sanfona no choro”, editado pelo Instituto Moreira Salles com apoio da Funarte (2012), e compôs arranjos sinfônicos cantados por Elba Ramalho e interpretados pela Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica do Recife. Apresentou-se ao lado de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza e Daniel Gonzaga, entre muitos outros.

MICHAEL PIPOQUINHA

Nascido em Limoeiro do Norte no Ceará no ano de 1996, o baixista Michael Pipoquinha já participou de grandes Festivais de Música Instrumental, como o Festival Baixo Brasil Fortaleza, Festival de Jazz e Blues Guaramiranga e Festival Rio das Ostras, apresentando-se com grandes nomes da Música Nacional. Participou do quadro “De olho nele” do Domingão do Faustão, em que impressionou o país todo com apenas 13 anos. Em 2015, Pipoquinha fez sua primeira viagem à Europa, convidado a participar do programa “We´ve got a talent”, onde apresentou temas autorais do álbum “Cearencinho” ao lado da renomada Big Band WDR, em Colônia, Alemanha.

ROGÉRIO CAETANO

É violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas. Já gravou 8 álbuns, três indicados ao Prêmio da Música Brasileira (2007/2013/2016), sendo premiado em 2016. Em 2015 foi premiado no IMA (Independent Music Awards) e, em 2017 e 2018, no Prêmio Profissionais da Música. Tem como parceiros em seus trabalhos Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Eduardo Neves, Gian Correa e o Coletivo Choro na Rua. Vem difundindo sua arte no Brasil e exterior realizando concertos em países como Alemanha, França, EUA, China, Índia e África do Sul. Já gravou com artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Monarco, Dona Ivone Lara, Maria Bethânia, Nana Caymmi e Ivan Lins.

THADEU ROMANO

Compositor e arranjador, iniciou seus estudos em música aos 15 anos e em pouco tempo já se apresentava em concertos para acordeom. Já participou de homenagens ao Rei do Baião e tem participado do grupo de instrumentistas que vem trilhando com competência o caminho que Gonzaga fez com a sanfona. Com um repertório eclético e muito vasto que abrange do popular ao erudito, tocou e gravou ao lado de grandes nomes da música como: Bibi Ferreira, Zizi Possi, Fábio Jr., Geraldo Azevedo, Roberta Miranda, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Naná Vasconcelos, Benito de Paula, entre outros. Desde 2008, Thadeu Romano é sanfoneiro na banda do Show Amizade Sincera do cantor e compositor Renato Teixeira com o músico Sergio Reis.

TONINHO FERRAGUTTI

Músico, compositor e arranjador, desde cedo escolheu este instrumento como ferramenta de inspiração e construção de uma bem-sucedida carreira. Além de 9 CDs autorais e uma extensa participação em shows de artistas importantes no Brasil e no exterior, Toninho Ferragutti tem duas indicações ao Latin Grammy: em 2014, com disco “Festa Na Roça”, lançado em parceria com o violonista Neymar Dias, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras; e em 2000, com o CD “Sanfonemas”, na categoria Melhor Álbum de Música Regional. Em 2012, participou como convidado especial da Jazz Sinfônica da homenagem do centenário do Rei do Baião.

MURILO BARBOSA E THIAGO CARRERI DUO

Dois grandes músicos de São Carlos, o pianista Murilo Barbosa e o violonista Thiago Carreri, tocam em dueto um repertório que viaja pelos quatro cantos do Brasil para homenagear o grande Luiz Gonzaga. O show “Caminhos do Brasil” foi criado especialmente para estrear durante o 16º ChorandoSemParar, cujo homenageado será o rei do Baião. No repertório, peças do próprio compositor, peças autorais. Com forte inspiração em compositores e ritmos brasileiros, os músicos têm como referência os grandes duos formados pelo pianista César Camargo Mariano e os guitarristas Helio Delmiro e Romero Lubambo. No jeito de tocar, trazem a marca da espontaneidade e da criatividade, no entrelaçar das cordas do piano e do violão.

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA UFSCAR

Fundada em 1991, hoje conta com cerca de 100 integrantes. A Orquestra Experimental da UFSCar é uma orquestra comunitária que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical e à prática instrumental em conjunto. O grupo reúne músicos das mais diferentes idades, de todos os segmentos da sociedade de São Carlos e cidades da região, e ainda de alunos, funcionários e professores da UFSCar. A Orquestra Experimental da UFSCar é reconhecida pelo repertório diversificado e por sua formação instrumental que mistura instrumentos convencionais de orquestra com instrumentos populares.

BIG BOOM ORCHESTRA UFSCAR

A Big Boom Orchestra é formada por professores, funcionários técnico-administrativos, estudantes e ex-alunos da UFSCar. Com uma composição instrumental inspirada nos movimentos de big bands norte-americanas, a Big Boom Orchestra tem 21 integrantes: cinco saxofones, cinco trompetes, cinco trombones, uma bateria, um contrabaixo, uma guitarra, um violão, uma percussão e um piano. O repertório abrange desde as músicas clássicas das big bands, até composições e ritmos da música popular brasileira.

SONS VÍTREOS

Uma orquestra experimental formada por músicos amadores que tocam instrumentos convencionais e feitos de vidro para divulgar a ciência de forma artística e inclusiva. O grupo se formou em 2016 e é composto por membros da comunidade acadêmica de UFSCar e pessoas com deficiência visual da cidade de São Carlos.  É um projeto do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar, apoiado pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros da FAPESP e pelo Departamento de Química-UFSCar.

SERVIÇO

FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR – EDIÇÃO LUIZ GONZAGA: OS CHOROS DO REI DO BAIÃO

LOCAIS: PRAÇA DA XV, TEATRO MUNICIPAL E CENTRO CULTURAL ESPAÇO 7

ARTISTA HOMENAGEADO EM MEMÓRIA: LUIZ GONZAGA

CONVIDADO HOMENAGEADO: OSWALDINHO DO ACORDEON

DATA: DE 9 A 15/12

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis