EDUCAÇÃO: Escola Municipal conscientiza famílias sobre Outubro Rosa – Comando VP
Início » Região » EDUCAÇÃO: Escola Municipal conscientiza famílias sobre Outubro Rosa

EDUCAÇÃO: Escola Municipal conscientiza famílias sobre Outubro Rosa

EDUCAÇÃO: Escola Municipal conscientiza famílias sobre Outubro Rosa
A Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou nos últimos dias com as famílias dos alunos sobre o Outubro Rosa, campanha anual realizada mundialmente em outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos.
No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais para começar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar, além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, o objetivo da Unidade de Ensino foi chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “A escola é um lugar propício para compartilhar informações e promover a conscientização sobre diversos temas, e esse é relevante, já que em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas”, destacou Gaspar.

Além de abordar o tema nos grupos de WhatsApp com as responsáveis pelos alunos, seja mãe, tia ou avó, direção, coordenação, professores e funcionários trabalharam durante os últimos dias vestidos com camisa ou camiseta rosa. “Nos últimos dias nossa equipe trabalhou de rosa, o que também chamou atenção dos nossos alunos e familiares. Na última sexta-feira do mês os alunos levaram para casa um lindo marcador de livros. Ressalto que os discentes são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos, e isso faz toda a diferença”, finalizou a coordenadora Andréia Ondina.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos