EDUCAÇÃO - Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes – Comando VP
Início » Região » EDUCAÇÃO – Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes

EDUCAÇÃO – Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes

O Dia da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 de novembro. Essa data homenageia e resgata as raízes negras do povo brasileiro. Sabendo de sua importância, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos no Projeto Leitura, colocando em pauta a importância de discutir a temática no ambiente escolar.

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar,o Projeto Leitura foi um sucesso, encerrando com um tema de extrema relevância, que é a inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal, sendo essa uma das estratégias para reconhecer a presença deles na história do Brasil.

“Finalizamos o Projeto Leitura em grande estilo. Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, trabalhar em grupo, ser criativo, dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a respeito de alguns projetos, sendo um deles o de leitura, já que infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas têm interesse por ela. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso. O objetivo do Projeto foi alcançado, já que proporcionamos aos nossos educandos o gosto pela leitura e o amor ao livro. Com relação ao tema, é nosso papel ensinar conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira, focando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A sala de aula é um dos ambientes ideais para combater à discriminação e o preconceito racial. Se na escola a criança aprende e vivencia a igualdade, sem estereótipos e desinformação, o processo educacional vai contribuir para alcançarmos a cidadania plena e democrática para todos”, explicou Gaspar.

A coordenadora Andréia Ondina relatou que a turma do 5ºB da professora Leandra Guerra dos Santos Scuracchio fez uma linda apresentação que está disponível no Facebook da Unidade de Ensino (https://www.facebook.com/E.M.JulioBenedictoMendes) e foi exibido nas salas de aula para as outras turmas. Eles dançaram e encantaram com a música menina bonita do laço de fita, inspirada no livro de Ana Maria Machado e interpretada por Danilo Benício. Já a turma do 5ºD da professora Sílvia Helena Pereira abordou a história e o simbolismo das máscaras africanas e a miscigenação brasileira e suas influências. “A intenção foi resgatar as raízes negras do povo brasileiroe conscientizar alunos e sociedade que não precisamos gostar das mesmas coisas, mas devemos respeitar e aceitar as diferenças. Todos os alunos, professores e funcionários estão de parabéns, foi um mês muito significativo”, destacou Andréia.

O diretor relatou que durante todo o ano o assunto é trabalhado, mas no mês de novembro as atividades são intensificadas. “Os professores trabalharam o tema estimulando os alunos a refletirem sobre suas origens, abordando questões que vão muito além da escravidão. A iniciativa valoriza a oralidade e a arte africana a partir do resgate da cultura do continente e da discussão de sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira.Os professores familiarizaram os alunos com a literatura africana e incentivaram a leitura e a escrita. “O Dia da Consciência Negra é uma forma de combater o racismo, que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que merecem, por isso temos que trabalhar sobre o tema durante todo o ano, principalmente nas escolas, porque os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam, e isso faz toda a diferença para termos uma sociedade mais justa e igualitária” finalizou Gaspar.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos