Dia Mundial do Diabetes alerta para a importância de prevenção e cuidados com a doença – Comando VP
Início » Destaque » Dia Mundial do Diabetes alerta para a importância de prevenção e cuidados com a doença

Dia Mundial do Diabetes alerta para a importância de prevenção e cuidados com a doença

Sistema Hapvida desenvolve programa Viver Bem que dá assistência aos pacientes com o tipo 2 da doença, o mais frequente no país

Celebrado neste mês de novembro, o Dia Mundial do Diabetes alerta para a importância da prevenção e sobre o acompanhamento da doença. A data de 14 de novembro foi estipulada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização e ainda oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

Com este foco, também foi criado, em 2017, o programa Viver Bem, pelo Sistema Hapvida. O programa já atendeu mais de 23 mil pacientes nas cidades de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Em Ribeirão Preto, já são 130 pessoas assistidas. “A doença está crescendo mundialmente. Por isso, o Hapvida criou o programa, para ajudar pessoas com diabetes a controlar o mais rápido possível a doença e evitar as complicações. E isso é feito por meio dos pilares de tratamento do diabetes, que são: uma alimentação saudável, exercícios físicos frequentes e uso de medicações, sempre que necessário. Isso para que o paciente chegue a um nível de compensação da doença o mais rápido possível e evite as várias complicações que a doença pode trazer, como infarto, AVC, doença renal crônica ou até amputações”, explica Ricardo Bezerra Walraven, coordenador corporativo de Inteligência e Saúde do Hapvida, e que também coordena o programa Viver Bem.

Assim, por meio de uma rede de apoio proporcionada pelo programa, os pacientes com diabetes tipo 2 podem contar com orientações de especialistas qualificados. Hoje, o Viver Bem tem uma equipe composta por médicos especialistas em medicina da família, enfermeiras e nutricionistas, que acolhem e orientam o paciente a novos hábitos.

“O diabetes tipo 2 é a doença mais comum na população. Cerca de 95% das pessoas possuem este tipo. Mas, apesar de mais frequente em relação ao tipo 1, ela é bem mais fácil de prevenir e, também, de controlar, explica o médico.

O diabetes é uma doença que afeta mais de 16,8 milhões de brasileiros, ou 7% da população, e Ricardo também diz que, o tipo 2 da doença se desenvolve por hábitos de vida não saudáveis, como uma alimentação com muitos açúcares e carboidratos e pouco exercício físico. Logo, para prevenir ou para controlar, é preciso adotar hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento médico. “A dieta precisa ser rica em verduras, frutas e proteínas. Além de exercícios físicos frequentes, de 150 minutos por semana, divididos em três a cinco vezes por semana”, aconselha o coordenador do Viver Bem.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos