Check-up ocular auxilia na prevenção de distúrbios da visão – Comando VP
Início » Destaque » Check-up ocular auxilia na prevenção de distúrbios da visão

Check-up ocular auxilia na prevenção de distúrbios da visão

Exames de rotina são essenciais para verificar as condições dos olhos e adotar os tratamentos corretos de forma segura

O início do ano é um período propício para a realização de exames de rotina, entre eles, o check-up ocular que auxilia na prevenção de distúrbios como hipermetropia, astigmatismo e miopia. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil aproximadamente 35,7 milhões de pessoas sofrem com algum distúrbio visual.

Assim, os exames de rotina são essenciais para verificar as condições dos olhos e adotar os tratamentos corretos. O diagnóstico de um especialista é importante porque as pessoas podem ter um ou mais distúrbios simultaneamente.

De acordo com o oftalmologista Roberto Pinto Coelho, médico do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, cada distúrbio na visão provoca uma dificuldade diferente na formação da imagem.

“A diferença é onde forma a imagem dentro do olho. Na hipermetropia a imagem forma depois da retina e o paciente enxerga embaçado para longe e perto. Na miopia a imagem forma antes da retina e a visão fica ruim para longe, já no astigmatismo formam duas imagens antes ou depois da retina e o paciente enxerga tal imagem com uma sombra ou levemente duplicada”, explica Coelho.

O tratamento dos distúrbios, segundo o oftalmologista, depende de cada situação, mas pode ser realizado por meio do auxílio de óculos e lentes para correção da visão ou cirurgia.

“Podemos indicar óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa para tirar o grau. Se o paciente tiver catarata, é possível retirá-la e implantarmos uma lente dentro do olho com o grau do paciente (lente intraocular)”, observa Coelho.

Por outro lado, o oftalmologista do Grupo São Francisco alerta que tratamentos por meio do uso de lentes de contato e cirurgia são seguros, mas precisam ser realizados de forma cuidadosa.

“As lentes de contato não são recomendadas se o paciente não tiver condições de cuidá-las adequadamente ou manuseá-las, como no caso de crianças ou pessoas com déficit mental. Outras contraindicações envolvem os casos em que o paciente tenha olho seco, inflamações ou doenças oculares. A cirurgia com laser também corrige todos estes tipos de problemas e é muito segura, mas precisa ser bem indicada e verificar se não há contraindicação para a cirurgia”, comenta Coelho.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos