Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios – Comando VP
Início » Colunistas » Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios

Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios

Você já ouviu falar do mulungu? Saberia dizer o que é isso? Qual é a indicação? Pois bem, trata-se de uma planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira.

Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser utilizadas. As cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Vamos conhecer seus benefícios e indicação agora.

Para que serve? Os benefícios do chá de mulungu

A bebida está associada aos seguintes benefícios:

Indicação para caso de insônia ou ansiedade: por possuir propriedades calmantes, o chá de mulungu serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.

Indicação para casos de estresse: a bebida ainda pode ser consumida por pessoas que sofrem com o estresse do dia a dia, já que traz um efeito tranquilizante.

Auxilia no tratamento de problemas emocionais: possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.

Auxilia no tratamento de outras condições de saúde: como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite (inflamação e infecção na bexiga), insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, coqueluche (doença do trato respiratório), tosses e dores reumáticas.

Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, o chá de mulungu combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

Diminuição da dor: uma pesquisa do ano de 2013 realizada com ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.

Efeito anticonvulsivo: uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamente, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados de antiansiedade. O experimento foi realizado com animais.

Problemas no fígado: o mulungu possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá de mulungu pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.

Ação hipotensiva: ou seja, promove a diminuição da pressão arterial.

Problemas cardíacos: pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.

Remédio natural auxiliar no combate ao tabagismo: isso porque é composto pela erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca do mulungu, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.

Outras propriedades benéficas: o chá de mulungu também é dotado de ação antibacteriana, tônica, analgésica, antiespasmódica e anti-inflamatória.

Como fazer chá de mulungu

Ingredientes:

 

4 g de cascas de mulungu;

1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

 

Adicionar as cascas de mulungu em um recipiente com uma xícara de água fervente;

Deixar ferver durante três minutos. Após, tomar o chá ainda morno, três vezes ao dia.

Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido mais de três dias seguidos, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

 

Cuidados com o chá de mulungu

A bebida é contraindicada a pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa também deve evitar o chá, tendo em vista que ele age justamente na redução da pressão arterial.

 

Daí a importância de consultar o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente se fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização do chá de mulungu a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.

 

ARTIGOS COMPLEMENTARES

Chá de Sabugueiro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios

Chá de Pulmonária – Para Que Serve e Como Fazer

13 Benefícios do Jambú – Para Que Serve, Propriedades e Dicas

Jurubeba Emagrece? Benefícios e Como Fazer

Também não há garantias de segurança da planta medicinal para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação de seus bebês, crianças e indivíduos diagnosticados com uma condição específica de saúde.

 

O mulungu também pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.

 

Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que antes você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.

 

Além disso, não se trate exclusivamente com o chá. Como vimos, ele serve como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.

Flávia Guerreiro Ruiz CRF: 45105

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães