Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios – Comando VP
Início » Colunistas » Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios

Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios

Você já ouviu falar do mulungu? Saberia dizer o que é isso? Qual é a indicação? Pois bem, trata-se de uma planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira.

Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser utilizadas. As cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Vamos conhecer seus benefícios e indicação agora.

Para que serve? Os benefícios do chá de mulungu

A bebida está associada aos seguintes benefícios:

Indicação para caso de insônia ou ansiedade: por possuir propriedades calmantes, o chá de mulungu serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.

Indicação para casos de estresse: a bebida ainda pode ser consumida por pessoas que sofrem com o estresse do dia a dia, já que traz um efeito tranquilizante.

Auxilia no tratamento de problemas emocionais: possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.

Auxilia no tratamento de outras condições de saúde: como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite (inflamação e infecção na bexiga), insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, coqueluche (doença do trato respiratório), tosses e dores reumáticas.

Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, o chá de mulungu combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

Diminuição da dor: uma pesquisa do ano de 2013 realizada com ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.

Efeito anticonvulsivo: uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamente, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados de antiansiedade. O experimento foi realizado com animais.

Problemas no fígado: o mulungu possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá de mulungu pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.

Ação hipotensiva: ou seja, promove a diminuição da pressão arterial.

Problemas cardíacos: pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.

Remédio natural auxiliar no combate ao tabagismo: isso porque é composto pela erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca do mulungu, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.

Outras propriedades benéficas: o chá de mulungu também é dotado de ação antibacteriana, tônica, analgésica, antiespasmódica e anti-inflamatória.

Como fazer chá de mulungu

Ingredientes:

 

4 g de cascas de mulungu;

1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

 

Adicionar as cascas de mulungu em um recipiente com uma xícara de água fervente;

Deixar ferver durante três minutos. Após, tomar o chá ainda morno, três vezes ao dia.

Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido mais de três dias seguidos, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

 

Cuidados com o chá de mulungu

A bebida é contraindicada a pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa também deve evitar o chá, tendo em vista que ele age justamente na redução da pressão arterial.

 

Daí a importância de consultar o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente se fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização do chá de mulungu a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.

 

ARTIGOS COMPLEMENTARES

Chá de Sabugueiro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios

Chá de Pulmonária – Para Que Serve e Como Fazer

13 Benefícios do Jambú – Para Que Serve, Propriedades e Dicas

Jurubeba Emagrece? Benefícios e Como Fazer

Também não há garantias de segurança da planta medicinal para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação de seus bebês, crianças e indivíduos diagnosticados com uma condição específica de saúde.

 

O mulungu também pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.

 

Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que antes você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.

 

Além disso, não se trate exclusivamente com o chá. Como vimos, ele serve como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.

Flávia Guerreiro Ruiz CRF: 45105

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis