Câmara aprova projeto de lei e Prefeitura pode repassar recursos para o transporte coletivo – Comando VP
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Câmara aprova projeto de lei e Prefeitura pode repassar recursos para o transporte coletivo

Após aprovação na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (20), do Projeto de Lei que permite a transferência de R$ 2 milhões da Secretaria Municipal de Comunicação para o transporte coletivo,

a Secretaria Municipal de Fazenda tomará as providências cabíveis e contábeis para instituir a dotação orçamentária como determina a legislação.

Os recursos serão usados para o pagamento dos ex-funcionários da Transportadora Turística Suzano Ltda (Suzantur), empresa que passa por intervenção municipal decretada em 23 de janeiro.

Até o momento somente 33 trabalhadores haviam recebido as verbas rescisórias dos 126 que tem direito. No total o município terá que repassar R$ 317.102,02 de verbas rescisórias, além de R$ 283 mil, que deverá ser depositado na conta dos trabalhadores até a próxima quinta-feira (22), referente ao FGTS.

Nesta quarta-feira (21), a empresa também deverá pagar 40% de adiantamento de salário para os funcionários da ativa, o que requer a disponibilidade de aproximadamente mais R$ 200 mil.

“Frota reduzida, pneus carecas, câmbios quebrados, motores sem correia e almoxarifado vazio, falta de peças de reposição, além de funcionários com aviso prévio, foi à situação encontrada na empresa quando assumimos no final de janeiro, por isso o dinheiro proveniente do Busfácil e da catraca neste momento não foi suficiente”, afirma Richard Jorge, interventor nomeado pela Prefeitura de São Carlos.

Dos 110 ônibus que deveriam estar na garagem da Suzantur, apenas 84 foram encontrados, porém mais de 10% com problemas mecânicos ou elétricos. Hoje a empresa está operando com 64 a 75 veículos por dia, porém a oficina está sempre lotada, no mínimo com 9 veículos por dia. Tudo isso porque a manutenção preventiva não vinha sendo realizada.

O pagamento de janeiro de todos os funcionários, sendo R$ 271.970,00 dos funcionários da ativa e R$ 146.559,00 relativo ao pagamento dos dias trabalhados dos funcionários que se desligaram da empresa, totalizando uma folha no valor de R$ 418.529,00, foram realizados com recursos da própria empresa.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Ademir Souza e Silva, o próximo passo será o aluguel ou empréstimo de mais 20 veículos para aumentar a frota. “Resolvidas as questões iniciais, vamos oferecer um transporte que a cidade merece e no próximo dia 7 de março serão abertos os envelopes da licitação para a concessão do serviço por 10 anos, renováveis por mais 10”, garante Souza e Silva.

Hoje a Suzantur trabalha com 352 funcionários, sendo que 145 são motoristas.

Texto divulgação

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